Esportes

Glicério Marques recebe torneio de futsal para surdos, denominado “Jogos do Silêncio”

O evento visa a participação esportiva e inclusiva de pessoas surdas a partir dos 16 anos (masculino e feminino)


 

A Prefeitura de Macapá realizou nesta quinta-feira (14) o projeto ‘Jogos do Silêncio’, torneio de futsal com times masculinos e femininos da Associação Amapaense de Surdos e do Centro de Atendimento ao Surdo.

 

Executado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o evento visa a participação esportiva e inclusiva de pessoas surdas a partir dos 16 anos (masculino e feminino).

 

 

Conforme o secretário da Semel, Bruno Igreja, o projeto surgiu da necessidade de acolher também as pessoas surdas no esporte. “Estamos trabalhando as diversas formas de incluir. Seja no esporte, lazer, saúde, educação, a gestão municipal sempre se preocupou com a inclusão social. É muito importante para toda a comunidade surda a iniciativa do projeto esportivo”, destacou Bruno.

 

As partidas aconteceram no Ginásio do Complexo Esportivo Glicério Marques, das 18h às 21h. Foram entregues medalhas aos vencedores da competição.

 

 

Um dos coordenadores do projeto, Luís Antônio Silva, destacou a importância da Semel no desenvolvimento do projeto. “É inovador, podemos dizer que é um marco histórico para a comunidade surda no esporte da capital, fico muito honrado por fazer parte de uma equipe que também trabalha a inclusão em suas diversas formas”, disse Luís.

 

Através da tradução realizada pela intérprete de língua de sinais, Patrícia Wellen, a jogadora surda Fabíola Lobato prestou depoimento sobre projeções de futuro de uma pessoa surda no esporte. “Me sinto feliz e esperançosa, pois o projeto também nos proporciona a sensação de um futuro promissor no esporte”, ressaltou a goleira.

 

 

O jogo seguiu as regras da Confederação Brasileira de Desporto dos Surdos (CBDS), onde os juízes não utilizaram apenas apitos, mas sim bandeiras para sinalizar as jogadas. Os juízes Ficaram de frente para os jogadores, diferente dos jogos convencionais, acompanhados nas laterais.


Deixe seu comentário


Publicidade