Jogos Escolares Amapaenses 2024 entram em fase final de modalidades coletivas
Os esportes futsal, vôlei e basquete, nas categorias masculina e feminina, serão disputadas até o domingo, 11
Com emoção e espírito de competitividade, nesta sexta-feira, 9, o Governo do Amapá iniciou as finais das modalidades coletivas dos Jogos Escolares Amapaenses 2024, em Macapá. Os esportes masculinos e femininos disputados são futsal, vôlei e basquete. A iniciativa faz parte do Plano da gestão, que incentiva as práticas para a saúde física e mental dos estudantes.
As etapas finais seguem até o domingo, 11, para definir quem representará o Amapá nos Jogos Escolares Brasileiros e da Juventude, que acontecerão em setembro no Recife (PE) e em novembro em Brasília (DF), respectivamente.
“Vamos continuar incentivando os nossos estudantes e amapaenses a participarem e viverem o esporte. Temos como objetivo, esse ano, o combate a evasão escolar e o incentivo aos jovens para cuidar da saúde, além de viver e competir de forma saudável”, destacou a secretária de Estado do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.
Esta etapa acontece após uma fase municipal de sucesso, em que cerca de 11 mil alunos competiram para se classificar nas modalidades individuais e coletivas. Dos 2.251 estudantes que conseguiram uma vaga para a final, 852 fazem parte de municípios afastados da área metropolitana da capital.
A aluna da Escola Estadual Barão do Rio Branco, Natabsha Dbias, de 13 anos, disputou os seus primeiros jogos e conseguiu ser campeã e artilheira com seis gols no estadual, além de marcar um gol na final, consagrando seu time vitorioso.
“Eu iniciei recentemente no futsal e consegui o feito de ter me tornado a vencedora dos escolares esse ano. Só tenho a agradecer a Deus e ao nosso professor. Nos esforçamos muito e treinamos todos os dias, então estou muito feliz de ter trazido esse título para o Barão e espero trazer ainda mais nos próximos anos”, afirmou Natasha.
Cerca de R$ 2,5 milhões foram investidos para a realização do torneio. Os campeões receberão medalhas, troféus, e as competições são fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (Seed) e de Desporto e Lazer (Sedel) com a Federação Amapaense de Desporto Escolar (Fade).
“Esses jogos não são apenas uma competição, mas uma oportunidade única para os estudantes vivenciarem o esporte de forma intensa e construtiva. Aqui, eles aprendem a importância do trabalho em equipe, do respeito ao adversário e da superação dos próprios limites. Sem o esforço conjunto de todos, não seria possível realizar um evento dessa magnitude”, pontuou o presidente da Fade, Rogério Moreira.
Deixe seu comentário
Publicidade