Esportes

No ringue da vida: Nelson dos Anjos pede apoio para manter de pé projeto social

Com 18 anos de funcionamento, a academia de Nelson dos Anjos conta com pouco mais de 35 alunos que fazem aulas nas segundas, quartas e sextas, das 16h às 18h.


Lana Caroline
Da Redação

 

Nelson dos Anjos é considerado como um dos maiores lutadores de boxe do Amapá de todos os tempos, com um cartel de lutas invejável. Ele foi campeão em várias competições nacionais antes de pendurar as luvas como lutador.

Após se ausentar dos ringues, decidiu dedicar sua vida a treinar crianças carentes da periferia. O projeto ‘Formando Campeões’, que nasceu em uma área de passarela do bairro Congós, na zona sul de Macapá, ganhou repercussão nacional, que até um dos maiores ídolos do esporte mundial, Acelino ‘Popó’ Freitas, veio ao Amapá para conhecer o projeto e se apaixonou pela história.

Nelson já formou atletas que obtiveram êxito na carreira, como Juscelino Pantoja, tricampeão brasileiro na categoria juvenil, Lyvia Carla, que chegou a participar da seleção brasileira, e mais recente, Otávio Luz, bicampeão do Campeonato Brasileiro de Boxe.

Uma de suas alunas, Ana Paula, de 15 anos, o considera como conselheiro, amigo e um segundo pai, por Nelson sempre dar o encaminhamento na vida profissional, estabelecendo e pregando sinônimos como o amor, a confiança e a bondade na vida pessoal, formando cidadãos de bem.

“No momento em que precisamos ele ajuda, ele nos ensina bastante as coisas que não sabemos e fala muito de Deus. Muitas pessoas deixam seus filhos na academia e nem se preocupam com eles, mas mesmo assim, ele ajuda todos”, disse a atleta.

O trabalho, que muitos acham lindo e aplaudem, sofre com a falta de apoio e incentivo financeiro ao esporte. Segundo o treinador, as doações que o projeto recebe são destinadas integralmente aos alunos. Nelson dos Anjos, hoje com 68 anos, enfrenta sérios problemas de saúde, como três hérnias de disco. O treinador é assistido por um de seus alunos mais antigos.

Moisés dos Santos, de 23 anos, treina desde os sete anos na academia de Nelson dos Anjos. Ele já viajou a diversos estados para representar o Amapá, através do boxe, e hoje auxilia o treinador nas aulas. Segundo ele, o fato de ajudar na formação de novos atletas é muito gratificante.

“Chegou a minha vez de contribuir com ele. Graças ao ‘seu Nelson’ e a academia eu já saí para vários lugares do Brasil, já fui medalhista e agora chegou minha vez de passar meus conhecimentos para essa garotada”, disse Moises.

O treinador acumula outras funções na academia, como a de cozinheiro. Nelson afirma que por várias vezes se sentiu levando um nocaute na cozinha. É que para muitos alunos, a refeição servida na academia pode ser a única conseguida naquele dia.

“Quantos já desmaiaram aqui colocando só água pela boca porque não come o dia todo. Tem uns que chegam e me falam que está com fome”, revelou Nelson.

O dia a dia de quem decide transformar a vida das pessoas, através do esporte, se torna um grande desafio com o passar do tempo, principalmente, quando se luta sozinho para manter de pé um projeto que resgatou muitas vidas que poderiam ter se perdido em algum round dessa batalha. Apesar de abatido pelas enfermidades que o acompanham, Nelson diz que se manterá firme no ringue, mas pede ajuda de órgãos e instituições públicas que possam somar na manutenção de um dos mais belos e exemplares projetos de mudança na vida de crianças e adolescentes.

“Eu peço, mas não pra mim, e sim pra eles [alunos]. Se não fosse alguns amigos empresários, esse projeto já teria acabado. Eu preciso arrumar dinheiro pra comprar materiais de limpeza, comida, pagar energia e como eu vou arranjar para sustentar um projeto desse?”, finalizou ‘Dos Anjos’.

https://www.youtube.com/watch?v=A2gK6KHuYkU


Deixe seu comentário


Publicidade