Esportes

O que aconteceu e o que vem pela frente no caso positivo de Etiene

Contraprova dá positivo. Advogado prepara estratégia de defesa, e atleta não comenta


Doping sempre foi, e sempre será, um assunto polêmico, desagradável, mas que ganha um espaço tremendo, seja na mídia, nas redes sociais, nos comentários. E para acrescentar, Etiene Medeiros é nossa melhor nadadora, a 50 dias dos Jogos Olímpicos, é a coisa errada na hora errada. Alguns pontos que vão ajudar a esclarecer o caso:

* Etiene Medeiros, por seus resultados no ranking mundial, é atleta selecionada pela FINA para o grupo de controle da WADA preenchendo mensalmente sua agenda no sistema ADAMS, Anti-Doping Administration and Management System. É um controle online onde o atleta é obrigado a atualizar mensalmente seus horários de treinamento, locais, competições, viagens.

* Etiene é asmática, faz uso do chamado TUE, Therapeutic Use Exemption, que é um formulário onde o atleta relaciona os remédios controlados que utiliza com a devida autorização médica. Nela, a nadadora é responsável por indicar e manter atualizada esta lista.

* Etiene fez quatro testes surpresas pela FINA, todos deram negativo. Resultados foram publicados recentemente pela entidade em seu site.

* No dia 8 de maio, como parte do programa que a ABCD, Associação Brasileira de Controle de Dopagem, Etiene foi testada no exame chamado de “surpresa” feito fora de competição. A ABCD tem como meta um controle de toda a delegação brasileira e a intenção de chegar 100% limpo aos Jogos do Rio 2016.

* O teste de Etiene deu positivo para a presença da substância Fenoterol, um broncodilatador com efeito anabolizante. Fenoterol ou Berotec está na lista de substâncias proibidas pela WADA na classe S 3, Beta-2 Agonista, embora seja muito utilizado nas crises asmáticas, principalmente entre crianças, de forma inalatória, com nebulizadores.

* Pela lista da WADA, os medicamentos que são autorizados para o uso dos asmáticos são o Salbutamol, o Formoterol e o Salmeterol. Etiene utiliza estes medicamentos e sempre fez uso da TUE para justificar o seu uso.

* A ABCD comunicou a nadadora o teste positivo no dia 2 de junho. Etiene estava na Europa treinando e se preparando para competir no Circuito Mare Nostrum. No dia 3 de junho, a nadadora optou pela suspensão voluntária e a solicitação da contraprova. Esta foi feita no dia 14 de junho e confirmado o mesmo resultado da amostra A.

* Nesta quarta-feira, a CBDA foi comunicada do resultado e deve anunciar o Painel de Doping ainda esta semana.

* O Ministério do Esporte ao tomar conhecimento do caso suspendeu a Bolsa Pódio de Etiene Medeiros até o final do processo. Caso seja absolvida, Etiene receberá os seus rendimentos de forma retroativa.

* A defesa da nadadora será feita pelo Dr. Marcelo Franklin, mesmo advogado que acompanhou o caso de diurético Cesar Cielo, Nicholas Santos, Vinicius Waked e Henrique Barbosa as vésperas do Mundial de Shanghai junto ao CAS/TAS. Também foi o advogado do caso de João Luiz Gomes Jr. junto a FINA no teste positivo de diurético no Mundial de Doha em 2014. Em ambas situações, a atuação do advogado foi de grande valia para a resolução positiva para os nadadores.


Deixe seu comentário


Publicidade