Olimpíada Wajãpi chega ao fim com celebrações e rituais
Programação aconteceu em Pedra Branca do Amapari e contou com a presença de 1,6 mil indígenas de 40 aldeias.
O último dia dos jogos olímpicos da tribo Wajãpi, no entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, em Pedra Branca do Amapari, foi marcado por rituais de danças e cantos e oração de agradecimento dos povos indígenas. Durante três dias, 1,6 mil índios de 40 aldeias participaram do evento promovido pela Prefeitura de Pedra Branca do Amapari.
A programação contou com competições que se tornaram verdadeiros atrativos para o público que prestigiou a primeira edição da Olimpíada Wajãpi realizada na Aldeia Aramirã. Os atletas participantes disputaram títulos no futebol, corrida de resistência, cabo de força, arremesso de lança, arco e flecha, corrida de tora e vôlei.
O encerramento ocorreu na tarde do domingo (26) com a grande final do futebol de campo, seguido de celebrações que marcaram a integração dentre as aldeias e levaram aos expectadores o conhecimento das manifestações e tradições indígenas.
De acordo com o coordenador municipal de Esporte e Lazer, Pablo Brito, o evento deixou clara a capacidade de Pedra Branca estar inserida na agenda estadual de grandes eventos. “Foi uma festa bonita, com suas peculiaridades, e nos serviu como um aprendizado em relação à estrutura, mostrando que temos condições de receber mais eventos esportivos”, afirmou o coordenador.
Confira o quadro de medalhas:
Deixe seu comentário
Publicidade