Esportes

Paratleta Wanna Brito estabelece novo recorde mundial no arremesso de peso

Amapaense alcançou 7m85 durante a etapa de abertura do Circuito Loterias Caixa de Atletismo


Fotos: Comitê Paralímpico Brasileiro

 

A amapaense Wanna Brito, de 27 anos, estabeleceu um novo recorde mundial na primeira manhã de competição da etapa de abertura do Circuito Loterias Caixa de atletismo, neste sábado (16), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

 

No arremesso de peso da classe F32, Wanna, que defende a FPA (AP), alcançou 7m85, estabelecendo assim o novo recorde mundial da prova nesta classe, que é exclusiva para atletas com transtornos de movimento de alto grau em todo o tronco e em ambos os braços e pernas.

 

O resultado de Wanna no arremesso de peso supera em dois centímetros o antigo recorde mundial, que era da russa Evgueniia Galaktionova, e foi registrado em competição na cidade de Cheboksary, também na Rússia, em agosto de 2023; na ocasião, a atleta arremessou para 7m83.

 

 

“Estou trabalhando muito para que isso aconteça, estou muito feliz, este recorde é muito importante para mim e para quem trabalha comigo. Mas tenho certeza que posso fazer mais. Eu sempre sonhei muito grande, sempre acreditei que poderia ir longe, que poderia chegar aqui e conquistar isso [recorde mundial], e eu trabalhei muito para esse sonho, que sempre foi muito alto, para concretizar tudo isso”, celebrou Wanna, que até então tinha 7m66 como sua melhor marca na prova.

 

As marcas alcançadas na competição são válidas para obtenção de uma vaga no Campeonato Mundial de atletismo, em maio, na cidade japonesa de Kobe.

 

A competição reúne 359 atletas de todas as regiões do país – além de México e Argentina –, e é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. É um dos mais importantes eventos paralímpicos nacionais de atletismo, natação e halterofilismo. Tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas no país, além de melhorar o nível técnico das modalidades.

 

Fonte: CPB

 


Deixe seu comentário


Publicidade