Esportes

Por meio das UBSs, grupos terapêuticos promovem a prática de exercícios físicos em Macapá

Grupos funcionam com o objetivo de oferecer qualidade de vida à população


 

Desde 2021, a Prefeitura de Macapá tem se dedicado a um projeto que vai além do cuidado com a saúde: é um incentivo à qualidade de vida da população. Por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, são realizados grupos terapêuticos para a prática de exercícios físicos, abertos a todas as faixas etárias.

 

Os encontros acontecem regularmente no período da manhã, e são realizados com a supervisão do educador físico de cada UBS. O aluno participa de atividades físicas diversificadas e direcionadas para cada público, como alongamentos, exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular.

 

Maria Raimunda, de 72 anos, é uma participante ativa no grupo terapêutico “Vida Saudável” da UBS Leozildo, localizada na Zona Sul. Para ela, participar desse grupo tem sido fundamental para manter sua disposição memória em dia.

 

 

“Nossas aulas acontecem aqui no CEU das Artes, com muita música e animação. Eu participo porque faz muito bem para a minha memória e meu físico. Temos que valorizar as oportunidades que temos de nos exercitar”, disse.

 

Outra participante empolgada é Maria Lúcia, de 52 anos, que nunca falta às aulas do grupo terapêutico. Desde que começou a se exercitar, ela percebeu uma melhora em sua condição física, o que a motiva a continuar participando das atividades do grupo.

 

 

“Tive alguns problemas de saúde e com os exercícios que prático senti que melhorou 100% as dores que eu sentia. Agora me sinto mais feliz e disposta a vir em todas as aulas”, falou.

 

O programa é coordenado pela Equipe Multidisciplinar (EMULTI) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com encontros programados durante o período da manhã, às 7h durante a semana.

 

“A prática regular de exercícios físicos é importante para todas as idades, principalmente para os idosos, que precisam de reforço pelos danos causados pelo tempo. Essas atividades melhoram as condições físicas, como a saúde cardiovascular, aumentam a resistência física”, afirma Cláudio Júnior, Coordenador Municipal da Equipe Multidisciplinar.

 

Como participar

Os interessados podem realizar a inscrição presencialmente na UBS mais próxima de sua residência, das 8h às 13h, de segunda a sexta. É necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e cartão do SUS.

 


Deixe seu comentário


Publicidade