Esportes

Projeto de Cross Fitness, da Unifap, conquista medalha de prata em maior campeonato da modalidade da América Latina

A 15ª edição do Monstar Games Brasil foi realizada em Goiânia (GO) no último final de semana. Medalha foi conquistada na categoria Iniciantes


 

Coordenador e monitores do projeto de extensão Cross Fitness, vinculado ao Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), conquistaram a medalha de prata, na categoria Iniciantes, na 15ª edição do Monstar Games Brasil, o maior campeonato de crossfit da América Latina, que reuniu mais 1500 atletas em Goiânia (GO) no período de 25 a 28 de abril.

 

A equipe do Cross Fitness era formada pelo coordenador do projeto de extensão, Prof. Melque Lima, e pelos acadêmicos e monitores Alexandre Carmona e Kennedy Primavera. Os atletas amapaenses venceram na modalidade Iniciante. Eles precisaram mostrar todas as habilidades e colocaram em prova o condicionamento da equipe. Para conquistar a medalha de prata, foram disputadas cinco provas: velocidade, força, condicionamento, agilidade e resistência.

 

“Participar de um campeonato nacional famoso pela primeira vez e disputar com atletas profissionais de box de crossfit de todo o país e internacional é gratificante. Me sinto honrado como atleta iniciante trazer o troféu e medalha para o Amapá, juntos com os acadêmicos Allexandre e Kennedy (que é o nosso coach formado)”, destacou o Prof. Melque Lima.

 

O evento comemorou dez anos do campeonato e reuniu mais de 1500 atletas para diversas categorias, em times (Iniciantes feminino, masculino e misto; Scaled feminino, masculino e misto; Amador feminino, masculino e misto; Master +110 feminino, masculino, misto; Dupla mista e masculina RX), individual (Scaled, Amador, RX, Elite, Teens, Master 35-39, Master 40-45, Master 40+, Master 45+) e adaptados.

 

A competição teve o objetivo de testar o condicionamento dos participantes e premiar o melhor homem, mulher e time. Além disso, propagar e contribuir cada vez mais com a modalidade crossfit.

 

 

Conheça a modalidade Crossfit

O crossfit é uma modalidade esportiva que tem como objetivo promover a melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular por meio da combinação de exercícios funcionais, que são aqueles cujos movimentos são realizados no dia a dia, e aeróbicos, que são realizados em alta intensidade, trazendo diversos benefícios para a saúde.

 

Criado pelo ex-ginasta Greg Glassman em 2000, a partir da vontade e necessidade de praticar uma atividade física que não trabalhasse apenas alguns músculos, mas o corpo por completo, nos últimos anos o crossfit virou febre. O esporte une três modalidades esportivas: ginástica artística, levantamento de peso olímpico (LPO) e endurance, buscando melhorar o condicionamento físico de qualquer indivíduo, homem ou mulher.

 

Sobre o Monstar Games

O Monstar Games surgiu da ideia de fazer algo inovador dos eventos que estavam acontecendo no mundo fitness. Em setembro de 2014, os organizadores do evento reuniram na capital goiana mais de 600 atletas, com presença de nomes importantes do crossfit no cenário internacional. O evento foi um dos pioneiros a trazer atletas do Crossfit Games para o Brasil. Desde então, a estrutura do evento consolidou o Monstar Games em todo o país e, ao longo dos dez anos da competição, foi palco de 14 edições, sediadas em Goiânia (GO), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

 

Sobre o projeto Crossfitness

É um projeto de extensão vinculado ao Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que tem o objetivo de democratizar o acesso ao esporte, em específico a modalidade crossfit.

 

Com a intenção de promover o esporte a partir de um caráter educativo e para pessoas em situação de vulnerabilidade social no município de Santana, distante 17 quilômetros da capital amapaense, o Crossfitiness é gratuito e oferece 80 vagas para jovens santanenses praticarem a modalidade esportiva.

 


Deixe seu comentário


Publicidade