Esportes

Projeto Pirralho: TJAP entrega materiais esportivos e beneficia crianças e adolescentes do “Tatame da Cidadania”

Projeto Social forma cidadãos através da prática de artes marciais, como: Jiu-Jitsu e Muay-Thay


 

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Projeto Pirralho, realizou a entrega de materiais esportivos ao Projeto Social Esportivo Tatame da Cidadania: que forma cidadãos através da prática de artes marciais, como: Jiu-Jitsu e Muay-Thay, desenvolvido pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODES). A ação beneficia cerca de 200 crianças a partir de janeiro de 2024, na faixa etária de 6 a 17 anos. Foram entregues 48 placas de tatame, 5 chuteiras e 20 cones esportivos, um investimento no valor de R$ 11.100,24. Todo o equipamento foi adquirido com recursos do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude (FAJIJ).

 

Na assinatura do Termo de Doação do material esportivo, estavam presentes: o desembargador Gilberto Pinheiro, decano da corte do TJAP e coordenador Estadual da Infância e Juventude do TJAP; o coordenador do CIODES, capitão Diego Alves; e o presidente licenciado da Federação Amapaense de Futebol, deputado estadual Roberto Góes.

 

“É emocionante ver o Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Pirralho, investir na causa, ou seja, nos garotos que vivem em situação de risco social, evitando assim que essa criança caia no mundo da criminalidade. O esporte, como o Muay-Thay e outros, sempre dá um norte às crianças, incentivando a uma profissão, ajudando a ocupar um lugar na sociedade com educação e segurança. Parabenizo a Polícia Militar por contribuir para essas crianças e adolescentes terem um futuro”, ressaltou o desembargador Gilberto Pinheiro.

 

Na ocasião o desembargador Gilberto Pinheiro conheceu todo funcionamento do CIODES, assim como os mais de 100 profissionais que formam o Centro Integrado.

 

Sobre o Projeto Social

O Projeto “Tatame da Cidadania: formando cidadãos através da prática de artes marciais” coordenado por Lielson Milburges da Costa Júnior – Coronel da Polícia Militar, foi criado no final do ano de 2018 no Centro Integrado de Operações de Defesa Social – CIODES.

 

Seu surgimento adveio da inquietação de alguns de seus servidores praticantes de artes marciais, que ao observarem o crescimento do número de crimes praticados por menores de idades, até mesmo na faixa etária infanto-juvenil, e a falta de ações mais efetivas para rever essa problemática na sociedade, tiveram a nobre iniciativa de implantar o aludido projeto: Tatame da Cidadania que reúne servidores do Centro graduados em artes marciais e outros professores de artes marciais externos na condição de colabores.

 

Os envolvidos no projeto levam conhecimentos adquiridos às crianças mais carentes das comunidades do entorno do CIODES, oferecendo estilos de lutas, a contribuição para uma melhor formação de vida em sociedade, onde cada um possa exercer seus direitos e aprender a respeitar os direitos e as diversidades dos outros.

 


Deixe seu comentário


Publicidade