Esportes

“Tatame da Cidadania”: Ciodes retoma atividades de projeto social com modalidade olímpica

Inicialmente, 75 vagas serão ofertadas para crianças e adolescentes com idades de 7 a 17 anos


 

Elen Costa
Da Redação

 

O Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), responsável pelos registros de ocorrências policiais no Amapá, retoma em março o Projeto Social Tatame da Cidadania: Formando Cidadãos Através das Artes Marciais. A iniciativa, que tem a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) como principal apoiadora, estava paralisada desde a pandemia da Covid-19.

 

Voltado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, o Tatame da Cidadania traz uma novidade este ano: a inclusão do Wrestling.

 

 

Diego Alves, coordenador do Centro, falou sobre a expectativa e a satisfação em poder voltar com o projeto e atender a comunidade. “Começaremos com 75 crianças e adolescentes e as aulas acontecerão durante toda a semana, de segunda a sexta-feira. A expectativa é que conforme a gente consiga atrair esse público, aumentaremos o número de vagas ao longo do ano. É uma grata satisfação retornar com o projeto para dentro do centro”, disse.

 

As aulas serão ministradas nas dependências do Ciodes. Uma sala foi preparada, montada e equipada para receber os alunos. O coordenador explicou que todas as informações a cerca do Tatame da Cidadania estão na página oficial da unidade nas redes sociais.

 

“Dentro da nossa página no Instagram estão descritas todas as formas e o que é necessário para que as pessoas tenham acesso às inscrições. Só lembrando que elas serão de maneira presencial, aqui mesmo no Ciodes”, esclareceu Diego Alves, acrescentando que a coordenação levará em consideração, principalmente o rendimento escolar e a matrícula na rede regular de ensino do pretenso aluno ao projeto social.

 

As inscrições iniciaram nesta terça-feira (27), no prédio do Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), na Avenida Raimundo Álvares da Costa, 165, em Macapá. As aulas estão previstas para começar na segunda quinzena de março.

 

Dentre as artes marciais, o jiu-jitsu deverá ser um dos mais procurados. O coronel Costa Junior, também coordenador do projeto, falou que a ação é de suma importância para a segurança pública, uma vez que, projetos como esse são usados, também, como uma das vertentes de prevenção ao envolvimento de menores no crime.

 

“Infelizmente, muitas crianças e jovens tem se envolvido em situações que não deveriam, justamente pela falta de ocupação, em alguns casos. Então, o Tatame da Cidadania vem suprir, tanto a necessidade de esporte, quanto uma questão preventiva a médio e a longo prazo”, declarou o coronel.

 

 

A tendência, segundo a coordenação do projeto, é que com o passar do tempo as quantidades de aulas sejam expandidas. “Vamos angariar outros professores para somar. Hoje nós temos quatro, mas a idéia é que no decorrer do ano a gente aumente o número de turmas e traga mais tutores, por conseguinte, a gente atenda mais crianças”, garantiu.

 

Os alunos que se matricularem nas aulas de jiu-jitsu receberão gratuitamente o quimono, graças uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP). “Temos ciência que é um equipamento caro e, por isso, estamos nos preparando, junto ao TJAP, para atendê-las com esse material. No caso da luta olímpica, como se trata de uma roupa bem mais em conta, shorts e camiseta, também já estamos sanado essa questão”, garantiu Costa Júnior.

 

Para a inscrição, os interessados devem estar com os seguintes documentos:

  • Declaração de matrícula escolar;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • 1 foto 3×4
  • Cópia do RG ou Certidão de Nascimento do aluno;
  • Cópia do RG ou Certidão de Nascimento do responsável legal;
  • Atestado médico de aptidão física;
  • 1 pasta, tipo classificador escolar, transparente branca.

 

Criado em 2018, o Tatame Cidadão tem o objetivo de difundir as artes marciais para moradores de comunidades carentes do entorno do Ciodes, contribuindo para a disciplina, melhor formação do cidadão no exercício de seus direitos, respeitando o próximo e as diversidades, noções de bons costumes, bom convívio e o reconhecimento da autoridade dos pais, professores e outros responsáveis e orientadores.

 

“Nós estendemos que os projetos sociais são formas de combater a violência. O crime organizado coopta cada vez mais crianças e adolescentes, por isso, entendemos que alavancar, criar cada vez mais projetos, é importantíssimo nessa luta”, ponderou o secretário de segurança pública adjunto, Marco Scaliso.

 

O secretário lembrou outros projetos que já estão acontecendo e prometeu que até o fim do ano, estarão lançando mais. “Temos projetos sociais de música no Miracema, do Bombeiro Cidadão, vamos inaugurar, ainda este ano, um projeto voltado para o futebol, para conseguir trazer cada vez mais essas crianças, esses adolescentes para juntos do estado e longe da criminalidade”, concluiu.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade