Esportes

Vila Olímpica de Paris 2024 é inaugurada meses antes dos Jogos

Cerimônia contou com o presidente Emmanuel Macron; Atletas chegarão em julho


 

A Vila Olímpica de Paris 2024 foi inaugurada cinco meses antes dos jogos. A cerimônia de abertura, nesta quinta-feira (29), contou com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron.

 

A obra começou em 2021 e conta com 82 prédios, 3 mil apartamentos e 7.200 quartos para receber mais de 15 mil atletas durante as Olimpíadas, com 207 delegações, e Paralimpíadas, com 185 comissões. A Vila fica às margens do rio Sena, no subúrbio parisiense. A valor da obra foi estimado em 2 bilhões de euros.

 

 

Os jogos acontecerão durante o verão francês cujas temperaturas podem ultrapassar os 40 graus entre julho e agosto. Mesmo assim, a organização construiu unidades sem ar condicionado com a promessa de economizar energia elétrica com redução de emissão de carbono. O COI havia prometido que a edição de 2024 seria a mais sustentável dos jogos. A instituição promete o uso de plástico reciclado na construção das arenas e reaproveitamento da estrutura da Cidade Luz.

 

Yann Krysinski, diretor de operações do Paris 2024 para a entrega de locais e infraestrutura, disse à Reuters que os edifícios são isolados de forma eficiente e podem manter temperaturas baixas, apesar das ondas de calor.

 

“Projetamos esses edifícios para que fossem locais confortáveis para se viver no verão. Não precisamos de ar condicionado nesses edifícios porque orientamos as fachadas para que não recebessem muito sol durante o verão”, disse Krysinski.

 

Ele acrescentou que o local usará água subterrânea naturalmente fria para ajudar a controlar o calor sem ar condicionado. Em 2025, os apartamentos serão vendidos e a região se tornará um complexo residencial.

 

Esta é a terceira edição dos jogos na capital francesa. Nos jogos de 1924 foi fundada a primeira Vila Olímpica da história que, na época, recebeu 44 delegações.

 

Fonte: CNN

 


Deixe seu comentário


Publicidade