Esportes

Wanna Brito conquista medalha de ouro no Mundial de Atletismo, no Japão

Ela atingiu 26,66m no lançamento de club e garantiu seu primeiro título mundial


 

A amapaense Wanna Brito continua fazendo história. A paratleta conquistou medalha de ouro no lançamento de club, na classe F32 (pessoas com transtornos de movimento de alto grau em todo o tronco e em ambos os braços e pernas), no Mundial de Atletismo em Kobe, no Japão. Ela atingiu 26,66m e garantiu seu primeiro título mundial na carreira, além disso, selou o novo recorde da competição, que era de 24,45m, registrados pela tunisiana Maroua Ibrahmi, em Dubai 2019.

 

Além de Wanna, a paulista Giovanna Boscolo, estreante em Mundiais, lançou o club em 24,35m e ficou com o bronze. A mesma Maroua Ibrahmi, da Tunísia, terminou com a prata, com 26,60m.

 

“Deu certo, conseguimos repetir o que a gente estava treinando. No meio da prova, comecei a sentir muito frio e precisei ficar batendo na perna para esquentar. Mas depois consegui me recuperar e fazer o lançamento do ouro. Sou muito grata a tudo. Trabalhei muito para que isso acontecesse. Estou muito emocionada”, completou Wanna, que teve diagnosticada paralisia cerebral no momento do parto.

 

 

De 2020 para cá, Wanna Brito acumulou conquistas. As primeiras medalhas vieram no Grand Prix Marrakesh de Atletismo – WPA International Para Athletics Meeting, realizado no Marrocos em março de 2023. A paratleta ganhou medalha de ouro no arremesso de peso da classe F32, para atletas com paralisia cerebral, e prata no lançamento de club. Wanna também quebrou dois recordes das Américas na competição: no arremesso de peso atingiu a marca de 6,83m e no lançamento de club alcançou a marca de 21,14m.

 

Em julho de 2023, veio a medalha de prata no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Paris, no arremesso de peso na classe F32. E em novembro do ano passado a paratleta conquistou o primeiro lugar no arremesso de peso F32 nos Jogos Parapan-Americanos 2023, em Santiago, capital do Chile. Na competição, ela também quebrou o próprio recorde das américas, com a marca de 7,36 metros.

 

E novamente Wanna Brito quebrou seu próprio recorde no arremesso de peso, dessa vez no Primeiro Desafio CPB/CBAT, competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em fevereiro deste ano, em São Paulo (SP), atingindo a marca de 7,66m. Ela também ultrapassou sua última marca no lançamento de club, passando de 25,73m para 25,83m.

 

Apenas alguns dias depois Wanna quebra novo recorde no início de março: a de maior distância do continente no lançamento de club, com 26,38m, durante o Segundo Desafio CPB/CBAT. E no mesmo mês (março), Wanna quebra o recorde mundial do arremesso de peso classe F32 durante a primeira fase nacional do Circuito de Atletismo, em São Paulo (SP).

 


Deixe seu comentário


Publicidade