Geral

Com novas adequações, Sesa vai retomar o Visão Para Todos

Programa prevê realização de três mil cirurgias de catarata por ano



 

O programa Visão Para Todos, idealizado para realizar mutirões de cirurgias oftalmológicas no Amapá, está paralisado desde setembro de 2014 devido à falta de pagamentos pela gestão passada. Agora, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende reativar o programa, mas antes ele terá que passar por readequações para atender os pacientes com mais eficiência.

A meta é realizar três mil cirurgias de catarata por ano, através de uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), parceira que fornece os médicos para os mutirões.

Segundo a Sesa, uma das adequações que deverá ser feita é que incluir médicos locais. Antes o programa não incluía médicos amapaenses nos procedimentos, fazendo com que os pacientes assistidos dependessem das visitas dos médicos de Goiânia. Esse vínculo acabou gerando um problema para a saúde estadual, pois em casos de complicações ou efeitos colaterais pós-cirúrgicos o paciente precisava ser levado à Goiânia para ser atendido pelo médico que realizou a cirurgia no Amapá, durante os mutirões.

“Esse programa foi criado sem considerar os profissionais daqui. Por conta disso, sempre que um paciente tinha um problema ele precisava ser enviado para Goiânia através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), pois somente o médico responsável pela cirurgia poderia consultá-lo. Ou seja, além dos cinco milhões por ano gastos com o Visão Para Todos, ele ainda onerava o Estado através do TFD, ocupando vagas de outros pacientes que realmente só poderiam ser tratados fora do estado. Isso é um transtorno para o próprio paciente”, explicou o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Joel Brito.

Além disso, segundo Joel Brito, o pagamento do programa não era efetuado desde setembro de 2014, mas mesmo assim a gestão passada seguiu marcando cirurgias inclusive para os primeiros meses de 2015.


Deixe seu comentário


Publicidade