Geral

Comunidade de São Pedro dos Bois homenageia personalidades do Amapá

Evento aconteceu na sede do Sistema Diário de comunicação


A comunidade de São Pedro dos Bois, localizada na zona rural de Macapá, prestou homenagem a várias personalidades que se destacaram em 2015, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados aos remanescentes quilombolas. O evento foi realizado na sede do Sistema Diário de Comunicação na manhã desta quarta-feira, 30, e foi transmitido ao vido pelo programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9).
 
Entre vários outros homenageados, foram agraciados com o título de ‘Amigo da Comunidade de São Pedro dos Bois’ o prefeito Clécio Luíz, o secretário municipal de Serviços Urbanos Manoel Barcelar, o presidente do Instituto Joel Magalhães de Combate ao Câncer (Ijoma) padre Paulo Roberto, vereadores, ex-vereadores, professores, técnicos de diversas áreas, empresários, ex-secretários e secretários da Prefeitura de Macapá e pessoas do povo.
 
Conforme explicou o presidente cultural da comunidade, Antônio Menezes da Silva Junior, o Julião, a homenagem é um reconhecimento da contribuição dessas personalidades para o desenvolvimento local: “Pela primeira vez uma comunidade quilombola referência no país, como é a nossa, faz homenagem a quem de fato contribui com o nosso desenvolvimento. É uma forma carinhosa e respeitosa de reconhecermos os benefícios homenageando quem realmente merece”.
 
O prefeito Clécio Luís destacou a importância da comunidade: “São Pedro dos Bois tem tradição importantíssima que é o grande motivo de congregação, identidade daquela comunidade e todas as comunidades do entorno, dando prova de organização, de autodeterminação. Só tenho a agradecer por essa homenagem que me é feita agora”.
 
O Padre Paulo Roberto, que recentemente foi contemplado com a comenda Dom Helder, em Brasília ressaltou a necessidade de união e trabalho para que o Amapá retome o desenvolvimento: “Temos que nos unir, trabalhar sem descanso em defesa da democracia, das liberdades, e isso nós temos feito ao longo da nossa vida. Esse reconhecimento feito pela comunidade de São Pedro dos bois é muito importante, nos incentiva muito para continuarmos esse trabalho, porque temos que pensar no Amapá; e pensar grande, fazer um grande mutirão para reerguer o Amapá, tirar o estado do atraso social, econômico e cultura, enfim, é muito emocionante receber homenagens, mas receber a homenagem de uma comunidade remanescente quilombo é maravilhoso, principalmente porque minha origem é africana”.


Deixe seu comentário


Publicidade