Geral

Doença pode ser confundida com resfriados

Para crianças acima de dois anos de idade ou adultos com condições normais de saúde



 

Para crianças acima de dois anos de idade ou adultos com condições normais de saúde, a infecção por VSR pode ser confundida com um simples resfriado. Mas em crianças prematuras ou portadoras de doenças cardíacas congênitas e displasia broncopulmonar (DBP), o vírus pode dobrar o tempo de hospitalização da criança, ou sua permanência em unidades de tratamento intensivo, devido a problemas respiratórios.

O VSR também pode ser responsável por hospitalizações constantes (três vezes mais do que bebês nascidos a termo). Bronquiolite e pneumonia são as consequências mais comuns e o VSR pode levar também a criança apresentar um chiado recorrente, que pode perdurar até os 13 anos de idade.

“Como o vírus pode ser facilmente transmitido de uma pessoa para outra, pelo contato com secreções, quando um caso surge numa unidade neonatal o número de casos pode crescer rapidamente”, afirma Dr. Kfouri.

A Sociedade Brasileira de Imunização e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a imunização contra o VSR, que reduz em 55%o risco de internação naqueles bebês prematuros, incluindo aqueles com DBP e reduz em 45% o risco de internação dos bebês com cardiopatia congênita4.

A imunização para bebês prematuros, ou com cardiopatia congênita, ou broncodisplasia pulmonar, está disponível pelo SUS, em todos os Estados brasileiros e é recomendada nos meses de maior circulação do vírus.


Deixe seu comentário


Publicidade