Nota 10

Aluno de projeto social é aprovado com nota máxima no curso de Licenciatura em Música da Ueap

Ikaro França, integra o ‘Música na Comunidade’, coordenado pela Sejusp no Conjunto Macapaba, em Macapá


 

Numa história que iniciou com um trompete deixado pelo avô e pelo incentivo da mãe, o jovem Ikaro Bryan Santos França, de 18 anos, que faz parte do projeto social do Governo do Amapá, “Música na Comunidade”, desenvolvido no Conjunto Macapaba, na Zona Norte de Macapá, foi aprovado com nota máxima na etapa prática do curso de Licenciatura em Música, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

 

Agora universitário, Ikaro conta que não pensava em música e muito menos em estudar e se formar em alguma profissão relacionada. Mas ao entrar no projeto, que integra as ações sociais da Coordenadoria de Segurança Comunitária, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pôde perceber que a música é uma expressão cultural universal que une as pessoas para promover a inclusão social e o desenvolvimento físico e intelectual.

 

“Entrei no projeto pelo incentivo da minha mãe. No começo eu não queria estudar flauta, mas como era o instrumento inicial comecei a conhecer e gostar dos ensinamentos. Ser músico nunca foi meu foco principal, mas hoje é minha meta de vida”, declarou.

 

Para a mãe, Ricely Santos, que não desistiu e insistiu para que o filho participasse do Música na Comunidade, o momento é de comemorar e agradecer a habilidade de Ikaro, que ela sempre soube que existia e que o projeto ajudou a aflorar.

 

“Como toda mãe, eu busco dar o melhor para os meus filhos dentro das minhas condições. Ele é meu orgulho! Nunca duvidei que ele chegaria onde chegou e sei que vai muito além, pois tenho fé em Deus e no dom e talento dele”, declarou

 

Da iniciativa social, o jovem destaca que não leva apenas os ensinamentos técnicos, mas valores que o tornaram um cidadão de bem para somar com a sociedade e com a música. Agora na vida acadêmica, Ikaro espera expandir ainda mais os horizontes e aproveitar cada oportunidade.

 

“O projeto me ajudou muito, pois me fez trabalhar em equipe, sempre buscando o melhor resultado para o grupo. Poder estar na universidade é uma sensação de alívio, pois ano passado eu também participei do processo seletivo e conclui as etapas com ótimas notas, mas não pude dar continuidade a matrícula por não ter o certificado de conclusão do ensino médio e, esse ano eu passo novamente, e com nota máxima, estou feliz”, comemora o rapaz.

 

 

Música na Comunidade

O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Segurança Comunitária, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com o objetivo de construir o elo entre segurança pública e a população, favorecendo a melhor integração e estimulando projetos de prevenção.

 

As atividades iniciaram em 2022, no Conjunto Habitacional Macapaba e atualmente atende também crianças e adolescentes do Residencial Miracema, ambos localizados na Zona Norte de Macapá.

 

O Música na Comunidade, através do ensino da música e noções básicas de cidadania, desenvolve as aptidões artísticas para o maior enriquecimento cultural e pessoal de cada aluno, além da prevenção à criminalidade.

 

O projeto traz, ainda, a família para dentro das atividades. No decorrer do cronograma de aulas, os pais e responsáveis recebem orientações diversas como, noções de primeiros socorros, prevenção a acidentes com gás de cozinha e outros imprevistos domésticos, além de integrarem o sistema, família, comunidade e prevenção.

 

“Aos novos alunos do projeto Música na Comunidade, sejam estudiosos, busquem sempre melhorar, tirar o som mais bonito do instrumento. Agradeço muito ao projeto por ter me dado essa oportunidade lá na comunidade Macapaba”, finaliza Ikaro.

 


Deixe seu comentário


Publicidade