Nota 10

Cristina Almeida leva o Marabaixo a evento cultural na Guiana Francesa

Evento homenageou grandes personalidades da cultura da cidade de Saint-Georges


Célio Alício
Dê Saint Georges, Guiana Francesa

Depois de presidir o II Encontro Transfronteiriço de Mulheres em Oiapoque, nos dias 7 e 8 de novembro, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB) atravessou a fronteira com a Guiana Francesa para participar de um evento cultural na cidade de Saint-Georges a convite do prefeito local George Elfort, e que homenageou Laurence Onozo e Leonard Mandé, dois dos maiores nomes da cultura daquela cidade guianense. A festa foi realizada no sábado  (09) na Praça Romain Garros, no centro da cidade.

Além de prestigiar o evento, Cristina levou os grupos de Marabaixo Ancestrais e Marabaixo da Juventude, ambos de Macapá e que se apresentaram e receberam  aplausos do público presente, que além dos guianenses, também contou com um número expressivo de turistas estrangeiros. A festa prestou homenagem a duas grandes personalidades que contribuíram de forma inestimável para o desenvolvimento e a preservação da cultura da cidade, que é de origem africana.


A parlamentar amapaense participou das principais etapas do roteiro de celebrações que teve início pela manhã com o toque de tambores seguido de  oficina de iniciação ao tambor e às danças tradicionais e conferência sobre o folclore guianense e a histórias dos homenageados; à tarde ocorreu o desfile de roupas tradicionais, missa, e reverência aos homenageados com a colocação de flores nos  seus túmulos  no cemitério da cidades; e, à  noite,  celebração tradicionalista com o presidente do Katépris, discurso do prefeito e apresentações culturais e folclóricas.

Cristina Almeida assistiu à festa ao lado de George Elfort e da primeira dama e  durante o momento da apresentação dos grupos amapaenses entrou na roda de Marabaixo acompanhada de pessoas da plateia numa grande celebração. A festa encerrou com o público adentrando o espaço de apresentação para dançar com os grupos que estavam se apresentando. “Sempre que venho ao território guianense, sou muito bem recebida e em Saint-Georges a emoção se multiplica pelas amizades que temos na cidade e por podermos juntar os ritmos guianenses com o  nosso Marabaixo  num .mesmo caldeirão  cultural”, concluiu  Cristina Almeida após o término do evento.


Deixe seu comentário


Publicidade