Nota 10

Escritor Gabriel Yared lança seu livro de poesia, “Desterra”

Seu segundo livro é parte de um lugar em que o eu se questiona sobre seu lugar no mundo, tratando de questões da sexualidade, ancestralidade e estabilidade emocional


 

Escritor Gabriel Yared lançará, no próximo dia 5 de abril de 2024, às 19h, no Bistrô Hangar 79, em Macapá, a obra “Desterra”, seu novo livro de poesia, o segundo do gênero literário.

 

O autor é macapaense de ascendência árabe e libanesa. Nasceu em maio de 2000 e é estudante do curso de Letras Francês da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Seu segundo livro de poesia chama-se “Desterra” (editora Folheando, 2023) e parte de um lugar em que o eu se questiona sobre seu lugar no mundo, tratando de questões da sexualidade, ancestralidade e estabilidade emocional.

 

Mais sobre o escritor

Gabirel é editor-chefe da revista digital Égua Literária, que publicou, entre 2021 e 2023, contos fantásticos escritos por autorias da Região Norte do Brasil.

 

Seu romance de estreia chama-se “Semente de Sangue” (editora Corvus, 2021) e acompanha uma família que luta contra uma maldição hereditária surgida no período colonial na Vila de Mazagão Velho. O livrot em sido objeto de estudo na disciplina de Literatura Amapaense, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado da UNIFAP.

 

Seu primeiro livro de poemas chama-se “As flores e as dores que ele me deu” (2022) e reúne poemas escritos entre 2018 e 2021, versando sobre a paixão, a decepção amorosa e a reconstrução do eu após o fim da vida a dois. O filme foi adaptado para o cinema em curta de mesmo nome, co-dirigido por Yared e Lucas Carvalho e co-escrito em parceria de Yared e Ian Reis, alcançando festivais nacionais e internacionais de cinema.

 

 

Mais sobre o livro que será lançado

“Desterra” reúne poemas de Gabriel Yared escritos entre 2022 e 2023, em meio às reflexões sobre relações familiares, um término recente e o entendimento como um indivíduo racializado em um momento de melancolia. É em meio às dores e as alegrias que essas relações com o outro e consigo mesmo proporcionam que a voz lírica desses versos se reconhece, ao escavar sua intimidade com o objetivo de encontrar respostas em suas raízes e no passado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade