Nota 10

Estudantes expõem projetos inovadores em VII Feira de Ciências e Engenharia do Amapá

Feira reúne 59 projetos de unidades de ensino dos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Pernambuco, e os países Paraguai e México. Evento ocorre até 27 de setembro.


Iniciou nesta quarta-feira, 25, e segue até 27 de setembro, a sétima edição da Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap). O espaço reúne 59 projetos de unidades de ensino dos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Pernambuco, além dos países Paraguai e México. O evento acontece no auditório do Sebrae/AP, em Macapá.

A Feceap é a oportunidade conhecer pesquisas científicas e verificar os impactos que elas geram, bem como promover o intercâmbio científico entre os estudantes. A proposta é incentivar a investigação no contexto escolar, estimulando a produção de conhecimentos por meio de projetos e aperfeiçoando o ensino das ciências e suas tecnologias.

Entre os trabalhos apresentados está o projeto “Sorrisos Antigos”, dos estudantes Andreina Carvalho, Kawan Pinheiro e Thaylane Amaro. Eles estudam o 9º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Ruth de Almeida Bezerra, em Macapá, e desenvolvem em abrigos oficinas de dança adaptada pra idosos com mobilidade reduzida e cadeirantes.

“Através da dança promovemos a interação, e o bem estar emocional e físico, pois muitos idosos sofrem de abandono familiar e depressão. Na dança também propomos um momento de conversa, desta forma, eles podem ter um ombro amigo, um acalento”, disse Andreina sobre o projeto “Sorrisos Antigos”.

Outro projeto exposto na Feceap é o da Escola Municipal Adão Ferreira de Sousa, do município de Porto Grande. O projeto “O lixo que não é lixo, não vai para o lixo, transforma-se em aprendizagem” estimula alunos a descobrir na reciclagem uma forma de conscientização dos problemas ambientais do planeta, reduzir e reaproveitar o lixo em ferramentas de aprendizagens.

“Fazemos jogos com papelão, confeccionamos estantes de caixotes de madeiras, puffs de garrafa pet, brindes para o dia dos pais e das mães com materiais reutilizáveis. Antes era só na nossa sala, mas estamos alcançando toda a escola com conscientização ambiental”, disse orgulhoso o estudante Erick Gomes, integrante do projeto.

Os participantes da Feceap concorrem em sete áreas: ciências exatas e da terra, ciências da saúde, engenharias, ciências biológicas, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas e ciências humanas. Os melhores trabalhos recebem credenciamento para participar de feiras nacionais ou internacionais.

“A Feceap fortalece o protagonismo juvenil e nos faz ver o estudante criando soluções inovadoras para resolver os problemas do dia a dia. Queremos fortalecer a iniciação científica, melhorar a educação pública e estimular os estudantes a participarem de mais eventos como esse”, pontuou a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa.

 

Feceap

A Feceap é promovida pela Secretaria de Estado da Educação, sob a gerência do Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (CAAHS/Seed), com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap).


Deixe seu comentário


Publicidade