Nota 10

Ex-aluno do projeto Cidadão Digital ganha prêmio de fotografia em Afuá

Cerimônia de premiação acontecerá no lançamento do livro da escritora Rose Show.


Foto: Arquivo pessoal

O fotógrafo Jota Barbosa, de 25 anos, morador de Afuá, no Pará, é ex-aluno do curso de lightroom para edição de imagem do projeto Cidadão Digital e ganhou o prêmio de fotografia organizado pela escritora Rose Show – que busca valorizar os fotógrafos da região e promover o lançamento do seu livro intitulado ‘Afuá, entre rios, pontes e palafitas’, que contará a história do município de Afuá.

A fotografia feita por Jota Barbosa, intitulada ‘Em harmonia com a natureza’, retrata o cotidiano da vida ribeirinha, a simplicidade desse modo de vida e a sua relação com a floresta. A fotografia que venceu o concurso não fará parte do livro, mas Jota terá outras fotografias autorais no livro da escritora, além dele ser também o ilustrador da obra.

“A minha foto retrata o cotidiano da vida ribeirinha, dos povos que vivem as margens dos rios, seu modo de vida simples, mesmo com dificuldade, mas feliz, vivem rodeados pelo rio e pela exuberante floresta amazônica”, explicou o fotógrafo Jota Barbosa.

Jota Barbosa iniciou a carreira como fotógrafo há cerca de 6 anos. Suas primeiras fotos foram feitas pelo celular, registrando paisagens e o cotidiano do município de Afuá. Participou do grupo cultural ‘Identidade’, em Afuá, onde ele colocou em prática o seu olhar fotográfico. Em 2018, Barbosa comprou sua primeira câmera e começou a fotografar profissionalmente, além de paisagens, ensaios e aniversários.

Em 2020, Jota Barbosa participou do curso de ligthroom, promovido pelo Governo do Estado do Amapá, através do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), que oferta, gratuitamente, cursos na área de audiovisual no projeto Cidadão Digital, que já alcançou mais de 1.300 pessoas, entre jovens e adultos, no Amapá. E agora, na modalidade remota, possibilita levar qualificação a outros Estados, como o Afuá.

“Foi uma experiência muito boa e positiva. Porque eu nunca tinha feito um curso de edição de imagem, então ter a oportunidade de fazer esse curso em uma instituição reconhecida contribuiu muito na minha carreira. Pude aprender coisas novas e levarei esse conhecimento para sempre e aplicarei em minhas fotografias tudo que aprendi”, contou Jota.

Além da premiação no concurso, o fotógrafo já obteve grandes êxitos em sua carreira, como por exemplo, foi premiado nacionalmente no Rio de Janeiro, em 2018, com o 1º lugar no Prêmio Fotográfico do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2019, conquistou o 4º lugar no considerado maior concurso fotográfico da América Latina – Brasília Photo Show. Barbosa já teve também suas fotos expostas no Museu da República, no Rio de Janeiro e Brasília, e também, já teve fotos publicadas em dois livros.


Deixe seu comentário


Publicidade