Nota 10

Exposição revela Unidades de Conservação do Amapá

A exposição, realizada pela Promotoria de Meio Ambiente, traz informações detalhados sobre os 10 milhões de hectares (área maior que Portugal) de florestas tropicais, campos e mangues protegidos no Amapá.


O Complexo Cidadão do Ministério Público do Amapá, na Zona Norte de Macapá, está sendo palco de uma exposição com fotos e informações das Unidades de Conservação do Amapá. Os painéis estão no hall de entrada da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente (PRODEMAC) e pode ser visitada pela população.

A exposição, realizada pela Promotoria de Meio Ambiente, traz informações detalhados sobre os 10 milhões de hectares (área maior que Portugal) de florestas tropicais, campos e mangues protegidos no Amapá.

 Entre os destaques da exposição está a Área de Proteção Ambiental do Curiaú, criada em 15 de setembro de 1998, abrangendo uma área de 21.676 hectares localizados a poucos quilômetros do centro de Macapá. No Curiaú há cerca de 180 famílias que vivem em 6 comunidades, formadas majoritariamente por afro-brasileiros.

Os visitantes ainda podem obter, de forma inédita, conhecimentos sobre outras Unidades de Conservação Estaduais, como o Parque Nacional do Cabo Orange, Parque Natural Municipal do Cancão e outros.

 “Esta exposição já percorreu vários países e é uma das grandes contribuições que o Amapá tem a oferecer ao Brasil e ao mundo nesse contexto de crise ambiental: a conservação de parte significativa de sua cobertura florestal e o respeito aos conhecimentos tradicionalmente associados à sua dinâmica natural”, destacou a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Ivana Cei.

O Conteúdo da exposição foi produzido a partir de informações fornecidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá (SEMA/AP), Instituto de Pesquisa Científica e Renováveis (IBAMA/AP), Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade (ICMBio/AP), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Promotoria de Justiça de Defesa  do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo.


Deixe seu comentário


Publicidade