Nota 10

Feira de artesanato indígena na Fortaleza de São José visa impulsionar bioeconomia 

Público poderá adquirir acessórios como brincos, pulseiras e colares produzidos por etnias amapaenses. Evento inicia nesta sexta-feira, 13


 

Para demonstrar a riqueza cultural dos povos originários do estado, o Governo do Amapá e o Coletivo “Tudo com Arte” promovem uma feira de artesanato indígena na sexta-feira, 13, e no sábado, 14, na Fortaleza de São José, em Macapá. A atividade tem o objetivo impulsionar a bioeconomia e aproximar a cultura indígena da população e os turistas que irão visitar o local.

 

A feira terá exposição de artesanatos indígenas produzidos pelas etnias Palikur, Galibi Marworno, Tiriyo, Apalai e Waiana. As biojoias, como brincos, pulseiras, colares e outras peças, são produzidas com matéria-prima retirada das florestas, como caroços, folhas, penas, cipós e outros. A programação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi).

 

 

“Estamos muito felizes por estar de volta com a programação. Nosso objetivo é ter nosso artesanato reconhecido por todos os artesãos indígenas que estão participando. A expectativa é ter a população macapaense visitando e levando nosso artesanato para casa”, conta a artesã Dilza Orlando, da etnia Palikur.

 

A última exposição, em março deste ano, contou com um público diversificado e interessado em conhecer e adquirir os produtos artesanais. A gerente do Museu da Fortaleza, Flávia Souza, explica que a ideia de realizar uma feira indígena no espaço histórico começou como parte das comemorações de aniversário do monumento. A expectativa é que elas se tornem cada vez mais frequentes e ampliem a oferta de produtos e experiências.

 

“O público tem recebido muito bem, é o maior sucesso. Quando é divulgado, vem gente de todo lugar, daqui da cidade e até mesmo visitantes de fora. Com as feiras, queremos promover uma interação entre as culturas indígenas e o público que visita a fortaleza”, pontua a museóloga.

 


Deixe seu comentário


Publicidade