Nota 10

Festa de São Gonçalo abre o calendário cultural anual de Mazagão Velho

Nesse período, as sinetas tocam para louvar o Santo, que tem fama de casamenteiro e padroeiro dos violeiros.


Gabriel Penha
Especial para o Portal Diário

 

Iniciou nesta quinta-feira (06), a tradicional Festa de São Gonçalo, a primeira festividade do calendário cultural anual de Mazagão Velho. O ponto alto será no dia 10 de janeiro, próxima segunda-feira.

Nesse período, as sinetas tocam para louvar o Santo, que tem fama de casamenteiro e padroeiro dos violeiros. Alvoradas, folias, ladainhas, novenas e procissões marcam os festejos de São Gonçalo, na histórica vila mazaganense.

“É uma festa religiosa e popular, organizada com muita dedicação e esmero, por cada folião, folião, membro da comunidade, dirigentes da igreja. E assim, iniciamos mais um ano de muita tradição e fé na nossa vila de Mazagão Velho”, diz Josely Jacarandá de Oliveira, membro da comissão organizadora da festividade.

São Gonçalo
São Gonçalo é um santo português com culto permitido pelo papa Júlio III em 24 de abril de 1551. Nascido em Tagilde no ano de 1187, estudou rudimentos com um devoto sacerdote. Depois, frequentou a escola arqui-episcopal em Braga. Após ordenado sacerdote, foi nomeado pároco de São Paio de Vizela. Foi a Roma e Jerusalém.

No regresso, São Gonçalo passou por um período de busca interior e encontrou na experiência popular a maneira de converter pecadores. Conta-se que São Gonçalo para reabilitar as prostitutas, vestia-se de mulher e dançava e cantava com elas a noite toda. Ele entendia que as mulheres que participassem dessas danças aos sábados não cairiam em tentação no domingo. Acreditava ainda, que com o tempo se converteriam e se casariam.

Segundo se conta, São Gonçalo pregou e operou milagres por todo o norte de Portugal. Sobre o rio Tâmega construiu uma ponte. São Gonçalo morreu no dia 10 de janeiro de 1259 em Amarante, no Douro, à margem direita do rio Tâmega, em Portugal. Após sua morte, passou a ser protetor dos violeiros, remédio contra as enchentes, além de casamenteiro. Ele foi canonizado em 1561. O rei de Portugal D. João III, um grande devoto, foi um dos primeiros a empenhar-se para a beatificação de São Gonçalo em Roma. Em Portugal a sua festa é realizada em Amarante, no dia 7 de junho e dedicam-lhe uma semana de festejos, com procissões, bandas de música e folguedos populares.

 

 

Programação – Festa de São Gonçalo 2022

Dia 6 de janeiro (quinta-feira): 5h – Alvorada;
17h – Hasteamento do mastro;

Dia 7 de janeiro (sexta-feira):
18h30 – Novena;

Dia 9 de janeiro (domingo):
18h30 – Novena;
22h – Festa (sede Mocito Ayres);
Atração: Batan;

Dia 10 de janeiro (segunda-feira):
8h – Missa em honra a São Gonçalo;
9h – Cortejo pelas ruas de Mazagão Velho;
10h – Leilão e lanche para todos os presentes (sede Mocito Ayres);
12h – Almoço;
17h30 – Derrubada do mastro;
18h30 – Novena;
20h – Baile da varrição.


Deixe seu comentário


Publicidade