Nota 10

Foliões aproveitam Circuito de Blocos e A Banda para se despedirem do Carnaval

Programações receberam incentivo do Governo do Amapá levando milhares de brincantes para as ruas


 

Celebrando a despedida do Carnaval 2024, o Circuito de Blocos e ‘A Banda’, apoiados pelo Governo do Amapá, encerraram a temporada de folia no domingo, 3. Com energias positivas e muita animação, 10 blocos de rua da Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca) percorreram a Rua Azarias da Costa Neto, em frente à praça Isaac Zagury, até a Casa do Artesão, na orla de Macapá.

 

Após o adiamento pelas fortes chuvas que atingiram a capital, os blocos Tô na Luta, Charangas, Tonga da Milonga, Açucena, Pororoca, Beijo, Gorgia, Tia Fé, Urubuzada, Auê e Unidos da Pau Nela festejaram o último dia da programação com artistas locais, sucessos consagrados e o sentimento de entusiasmo para o ano que vem.

 

O Circuito de Blocos reuniu 44 grupos de brincantes em quatro dias de programação. O evento conta com grupos do Centro Folia, da Agência Beira Rio, da Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca) e da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba).

 

Colorindo a orla de Macapá, os trios elétricos embalaram a multidão ao som de marchinhas clássicas e hits do momento, como a conhecida “Macetando”, canção de Ivete Sangalo e Ludmilla, e “Ai, Ai, Ai”, de Vanessa da Mata.

 

 

A Banda

Na 59ª edição, bloco A Banda é um dos mais aguardados no carnaval e recebe incentivos do Governo do Estado. Este ano, a diretoria fez uma homenagem aos 80 anos de criação do Amapá e inclusão de pessoas com deficiência. A Banda surgiu em 1965 com um grupo de amigos, e é conhecida pelos tradicionais bonecos gigantes.

 

Muitos foliões participam fantasiados, reúnem amigos e a família para desfilar pelas principais ruas e avenidas da capital. A brincante Ana Clara Silva, de 22 anos, aproveitou o dia com os amigos emendando uma comemoração na outra.

 

Segurança

Durante o Circuito de Blocos, o Governo do Amapá garantiu reforço na segurança pública. Mais de 300 agentes de defesa social foram distribuídos nas quatro noites. Ao todo, 256 policiais militares e mais 60 agentes do Corpo de Bombeiro, atuaram na programação, uma média de 100 profissionais por dia, para auxiliar na segurança e atendimento pré-hospitalar.

 

No bloco A Banda, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) manteve o planejamento operacional com 450 agentes. A Polícia Civil (PC) também esteve presente, além da Polícia Científica, com peritos, técnicos periciais e papiloscopista para eventuais ocorrências. O reforço das ações através de equipamentos de alta tecnologia, como drones, garantiram respostas rápidas à população.

 


Deixe seu comentário


Publicidade