Nota 10

Governo prepara extensa programação para o Mês da Consciência Negra

Durante o mês de novembro haverá eventos diversificados para atender todos os segmentos afros do Amapá.


O Governo do Estado do Amapá está elaborando uma extensa programação para o Mês da Consciência Negra, em novembro, com diversas atividades voltadas às comunidades afro. O evento inicia-se com a fase final do Festival Cantando Marabaixo, que ocorre nos dias 3, 4 e 5, na quadra da Escola de Samba Maracatu da Favela.

O objetivo é garantir à população amapaense a aquisição de bens e produtos culturais relacionados às comunidades afrodescendente, como forma de contribuir com o processo de melhoria da qualidade de vida desse segmento, bem como apresentar espetáculos de cultura popular.

Entre as atividades estão os seminários, encontros, concursos da mais Bela Negra e Negro do Amapá, Exposição de Artes Visuais sobre temática afro, Feira Afro-étnico de exposição de produtos de aspectos culturais, além de apresentações de marabaixo nas escolas e palestras. No dia 20, para marcar o Dia da Consciência Negra, haverá a Caminhada Zumbi dos Palmares e a tradicional Celebração dos Quilombos.

“Estamos trabalhando muito para realizarmos uma programação condicente com a importância do mês de novembro para as comunidades afro”, destacou a gestora da Secretaria Extraordinária dos Povos Afrodescendentes (Seafro), Núbia Souza.

Um dos destaques da programação será a IV Conferência Estadual de Igualdade Racial, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro. Este ano, o tema será “O Amapá na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento ao racismo institucional”. A conferência reunirá diversos segmentos e representantes de comunidades quilombolas de todo o Estado.
Atualmente, no Amapá, existem 40 comunidades oficialmente certificadas pela Fundação Cultural Palmares e mais de 100 em trâmite para certificação.

II Virada Afro “Circuito Amapá Afro”
Outro evento que o governo do Estado está organizando é a II Virada Afro “Circuito Amapá Afro”, marcada para ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, no complexo Beira-Rio, nos mesmo moldes da primeira edição, mas com estrutura maior.

Nos três dias de evento, haverá apresentações de grupos tradicionais de marabaixo de várias comunidades, rodas de capoeira, feira de artesanato e shows artísticos locais e nacionais.

A programação já tem confirmada as apresentações nacionais de Diogo Nogueira (29/12), Neguinho da Beija-Flor (30/12) e Leci Brandão (31/12).


Deixe seu comentário


Publicidade