Nota 10

Ijoma se programa para o Outubro Rosa

O movimento representa a luta mundial contra o câncer de mama. E pelo sexto ano consecutivo, Ijoma realiza campanha no Estado do Amapá.


No dia 16 de setembro, sexta-feira, o Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), divulgou a programação completa da campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa 2016. A programação já estava definida desde julho, quando foi lançado as inscrições para a I Mini Maratona Outubro Rosa, que é novidade na campanha desse ano.

Devido ao sucesso de anos anteriores, a campanha foi crescendo através das mídias, que são as principais parceiras do Ijoma. “A nossa intenção é levar a informação sobre o câncer para todo o Estado. Já conseguimos atingir boa parte. Com ajuda de vários parceiros a cada ano, nossa campanha vai ficando mais forte.” – disse o coordenador do ijoma, Bruno Monteiro.

Já o presidente do instituto, Padre Paulo Roberto, diz que o câncer não escolhe classe social, cor ou raça para se manifestar. A única maneira de combatê-lo é com a prevenção. “É muito importante que todos participem de nossas ações durante o mês. A missão do ijoma é incentivar as pessoas a cuidarem de sua saúde. Mulheres a realizar sempre o diagnostico para ficar alerta sobre a doença. Muitas pessoas acabam ignorando a campanha, mas quando descobre o nódulo, corre para o ijoma atrás de ajuda.” – ressaltou.

O tema desse ano, “Bem me Quer… Quem ama cuida sempre”, pretende discutir com a população a valorização da vida da mulher. Durante a campanha, haverá palestras em escolas públicas e privadas, órgãos públicos e demais empresas. A comunicação e informação são recursos estratégicos que o Ijoma vai utilizar, para a interação e troca de informações entre as instituições, comunidades e indivíduos. Levando conhecimento técnico-científico e apontando a importância do diagnóstico precoce para prevenção do câncer de mama. A doença que mais mata mulheres no mundo.

Programação

06/10 – Abertura da Campanha

Local: Quadra da Igreja Jesus de Nazaré

Hora: 19h

10 e 13/10 – Curso Saúde da Mulher

Local: Ijoma

Horário: 08h

11/10 – Dia Das Crianças

Horário: 08h

Local: Ijoma

12/10 – Mini Maratona Valorizando a Vida

Horário: 06h30

Local: Ijoma

12 19 e 26/10 – Quartas Rosa

Horário: 17h

Local: Quadra da Igreja Jesus de Nazaré

25 e 26/10 – Curso de Beleza

Horário: 08h

Local: Ijoma

26/10 – Coquetel Rosa

Horário: 20h

Local: Espaço Divina Arte

28/10 – Caminhada Rosa

Horário: 17h

Local: Praça da bandeira

29/10 – Ação Social Outubro Rosa

Horário: 08h

Local: Sesc Araxá

Câncer de Mama
O Câncer que se desenvolve nas células da mama pode ocorrer em mulheres e mais raramente em homens. É muito comum encontrar a doença em mulheres com idade acima de 40 anos. Mais de 2 milhões de casos são registrados por ano no Brasil. Os sintomas do câncer de mama são nódulos nos seios, secreção de sangue pelos mamilos e alterações no formato ou textura do mamilo ou do seio.

O tratamento depende do estágio do câncer. Ele pode consistir em quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

História do Outubro Rosa
O movimento popular Outubro Rosa é internacional. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades públicas e filantrópicas.

Iniciou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e outros


Deixe seu comentário


Publicidade