Nota 10

“Imagens Insurgentes” traz obras que desafiam normas e convenções sociais

Exposição pretende mostrar ao público até 10 de maio, no Espaço de Experimentações Artísticas Fátima Garcia, na Unifap, diversas técnicas e linguagens artísticas, como desenho, pintura, cianotipia e fitotipia


 

O que histórias fantásticas da Ilha de Santana (AP), população de rua e produção de farinha de mandioca na Ilha do Marajó poderiam ter em comum? À primeira vista e sob um olhar mais desatento parecem não dialogar entre si, mas é exatamente o oposto que a exposição “Imagens Insurgentes” pretende mostrar ao público até 10 de maio, no Espaço de Experimentações Artísticas Fátima Garcia, localizado no campus Marco Zero do Equador, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá.

 

De acordo com o curador da exposição, Prof. Dr. Fábio Wosniak, os temas abordados nas obras expostas desafiam as normas e convenções estabelecidas, esmiuçando diversas realidades sociais e culturais e provocando reflexões sobre identidade, diversidade e poder.

 

“Essas temáticas convergem para criar uma narrativa complexa e multifacetada, que convida os espectadores a questionar suas próprias percepções e a considerar novas perspectivas sobre questões sociais, culturais e políticas. ‘Imagens Dissidentes’ não é apenas uma exposição de arte: é um espaço de diálogo e reflexão onde as vozes subalternizadas encontram espaço para serem ouvidas e reconhecidas”, afirma Wosniak.

 

Obras

A exposição é formada por obras em diversas técnicas e linguagens artísticas, como desenho, pintura, cianotipia e fitotipia, e conta com a participação artistas e pesquisadores orientandos do Prof. Dr. Fábio Wosniak e membros do Grupo de Pesquisa “Experiências e Dissidências nas Artes Visuais”. Ela também é realizada pelo Projeto de Extensão “Apotheke em Dissidência” e a curadoria é do Prof. Dr. Fábio Wosniak, Erlom Santos Silva (bolsista de IC/CNPq) e Elenir Souza Gomes.

 

Confira os temas das obras:

População de Rua: Uma observação sensível e humanizada da vida nas ruas, que desafia estereótipos e preconceitos, que muitas vezes são invisíveis aos olhos da sociedade.

 

Corpos Dissidentes Sexuais e de Gênero: Uma exploração da diversidade e da complexidade das identidades sexuais e de gênero, desafiando as normas binárias e celebrando a riqueza da expressão humana.

 

Histórias Fantásticas da Ilha de Santana: Uma imersão no mundo da fantasia e da imaginação, onde mitos e lendas se entrelaçam para criar narrativas que transcendem o tempo e o espaço.

 

Ancestralidade no Álbum de Família: Uma jornada íntima através das memórias e tradições familiares, que revela conexões profundas com o passado e ressalta a importância de preservar e honrar nossas raízes.

 

Produção da Farinha de Mandioca na Ilha do Marajó: Um olhar sobre as práticas tradicionais de produção alimentar, que não apenas fornecem sustento físico, mas também carregam consigo histórias e tradições transmitidas ao longo das gerações.

 

Artistas

Erlom da Silva Santos: graduando do curso de Licenciatura em Artes Visuais e bolsista de Iniciação Científica (IC). Sua pesquisa e prática artística oferecem uma visão sobre temas dissidentes, explorando questões sociais e culturais por meio de uma abordagem criativa e reflexiva com a linguagem da Cianotipia e da fitotipia.

 

David Alan: Artista já formado. Seu trabalho foi previamente exposto no Museu da Escola Catarinense em 2023, na cidade de Florianópolis. Sua participação traz uma rica bagagem de experiências artísticas e um olhar consolidado sobre questões contemporâneas, enriquecendo a diversidade de perspectivas presentes na exposição com seus desenhos.

 

Elenir Souza Gomes: Graduanda do curso de Artes Visuais. Sua contribuição para a exposição reflete seu compromisso com a experimentação da fitotipia, abordando temas dissidentes com sensibilidade e originalidade.

 

Pedro Valente: Acadêmico do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Teve trabalho exibido no Museu da Escola Catarinense. Sua presença na exposição trraz uma camada adicional de profundidade e diversidade, trazendo sua visão única e sua experiência prévia com a linguagem do desenho.

 

Denne Santos: Acadêmico de Licenciatura em Artes Visuais. Sua contribuição explora temas dissidentes com uma abordagem inovadora e provocativa na linguagem da pintura.

 


Deixe seu comentário


Publicidade