Nota 10

Macapá sedia projeto ‘Hip Hop Sem Fronteiras’

O projeto ‘Hip Hop Sem Fronteiras’ acontece no domingo, 7, a partir de 19h no espaço do restaurante Bahamas, na orla de Macapá.


ELDEN CARLOS
DA REDAÇÃO

Macapá será palco neste domingo, 7, de mais uma edição do projeto ‘Hip Hop Sem Fronteiras’, que há pelo menos dez anos vem difundindo e desmistificando a cultura hip hop, que ao longo dos anos provou que pode ser uma saída para problemas sociais como a pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação.

NOTA10-01-HIPHOP014De acordo com o pastor Orivaldo Santos, que em 2006 fundou o projeto no município de Oiapoque, distante 590 quilômetros da capital, o movimento no Amapá tem ajudado a retirar muitas crianças, adolescentes e jovens – em situação de vulnerabilidade social – do círculo vicioso do crime. “Essa é uma das propostas, oportunizar os menos favorecidos de encontrar no hip hop um caminho diferente para suas vidas. Ao longo dos anos essa foi uma cultura muito marginalizada, mas esses paradigmas têm sido quebrados perante a sociedade. Já recuperamos muitas pessoas que hoje poderiam estar até mortas, e que conseguiram pela música e a dança trilhar um caminho diferente, fazendo disso uma profissão”, afirmou.

As ‘batalhas’, como são chamadas as disputas entre os ‘b boys’ (nome de quem pratica o breakdance) terão a participação de b boys da Guiana Francesa e Suriname – daí o nome do projeto.
“O projeto iniciou em Oiapoque, e por isso acabou atraindo a participação de adeptos da Guiana e outros países. O Amapá tem grandes nomes em nível nacional e internacional, e isso só nos faz acreditar que precisamos ampliar tudo isso”, afirmou.

NOTA10-01-HIPHOP013Por ser pastor, Orivaldo levou o projeto para dentro da igreja onde ele congrega, e afirma que a música e dança não tem cor, religião ou classe social. “Não existe diferença entre as pessoas. Existe diferença de consciência. Os irmãos guianenses e de outros países têm levado essa mensagem de paz e união entre os povos através do hip hop”, lembrou.

O projeto ‘Hip Hop Sem Fronteiras’ acontece no domingo, 7, a partir de 19h no espaço do restaurante Bahamas, na orla de Macapá, em frente à Casa do Artesão. “Será um momento de celebração da vida acima de tudo”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade