Nota 10

Manoel Costa: um artista plástico que pinta o Brasil

Hoje com 70 anos de bela vida, ele diz que “foi nesse pedaço de chão do Brasil, que me encantei com o mundo que existe e, com muito amor, pinto os retratos desse lugar dentro da minha arte”.


Um paraense nascido em Gurupá, em 1943, mas tem um coração tucuju, de amapaense que ama esse chão, pois foi em Macapá que seu Manoel Raimundo Pereira da Costa, artisticamente conhecido como Manoel Costa, estudou seu primário, no colégio Alexandre Vaz Tavares e o ginasial no Colégio Amapaense.

Ele começou a desenhar aos 15 anos de idade e logo ficou fascinado ao descobrir que podia ir mais longe, colocando a alma, luz e cor nos seus rabiscos. Desde então não parou mais e a pintura passou a ser a maior paixão de sua vida. Trabalhou em vários setores, mas sempre pintando, até que foi premiado pelo governador do Amapá, na época, com uma bolsa de estudos na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. A partir de 1978 passou a se dedicar integralmente a pintura participando de diversas exposições individuais e coletivas em várias cidades brasileiras. Em 1987 lançou um livro sobre sua vida e sua obra, com texto de Walmir Ayala. Atualmente, Manoel Costa, mora na cidade do Rio de Janeiro e se dedica exclusivamente as artes plásticas. Já somam 50 anos que ele é artista plástico e dedica sua vida às paisagens de seu mundo artístico.

Seu Manoel já pintou temáticas de muitos lugares do país, mas é a região amazônica a sua maior fonte de inspiração, foi no meio da floresta que ele encontrou uma razão para sua arte. Hoje com 70 anos de bela vida, ele diz que “foi nesse pedaço de chão do Brasil, que me encantei com o mundo que existe e, com muito amor, pinto os retratos desse lugar dentro da minha arte”.

Já realizou exposições no exterior como Portugal e no Brasil nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e outros. O artista foi morar no Rio de Janeiro, em 1976, mas nunca deixou de lembrar da cidade onde estudou, constituiu família e que lhe proporcionou encantos para reproduzir nas telas as maravilhas desse lugar.


Deixe seu comentário


Publicidade