Nota 10

Mês da Consciência Negra apresenta vitrine viva da cultura afro no Amapá

Programação inicia nesta terça-feira (15)


A programação do Mês da Consciência Negra inicia nesta terça-feira (15), com o atendimento médico e exames na Carreta Saúde da Mulher, e segue até do dia 25 de novembro. Coordenado pela União dos Negros do Amapá (UNA), o evento é anual e valoriza todas as manifestações de raízes afrodescendentes que são praticadas no Amapá, do religioso, ao cultural e artístico, e promove a integração das comunidades, prestação de serviços, valorização e conhecimento. Neste ano o tema do evento é Resistência, História e Luta do Povo Negro do Amapá, e será marcado pela reconstrução e reinauguração do Centro de Cultura Negra (CCNA).

Saúde e conhecimento

A programação acontecerá no CCNA e em espaços alternativos. A Carreta Saúde da Mulher está estacionada ao lado do CCNA, e irá atender todos os interessados, mas o foco são as moradoras das comunidades tradicionais. Consulta com clínico geral e ginecologista, exames de PCCU, ultrassom mamária, transvaginal e tireoide, teste de HIV, hepatites B e C e sífilis, e colocação de DIU, estão disponíveis até o dia 10 de dezembro, de 7h às 17h.

Nos dias 16 tem o seminário “27 Anos de Luta e Resistência do Povo Negro do Amapá”, ministrado pelos educadores Elísia Congó, Marineide Ramos e Marcelo Coimbra, no auditório da Escola Azevedo Costa; e dia 18, a Oficina de Percussão, Caixas e Tambores, ministradas pelos instrutores Léo Palheta, Gabriel Ramos e Alex dos Santos, no Terreiro do Pai Salvino. Estes momentos de conhecimento são abertos para o público interessado.

 

Afroempreededorismo

A partir do dia  (17), iniciam os eventos no CCNA, que terá durante toda a programação uma exposição de Artes Plásticas Afroamapaense, a Feira Quilombola e a Feira Afroempreendedora, com comercialização de alimentos, artesanato, ervas medicinais, e produtos das comunidades, como açaí e derivados da mandioca.

O candomblé abre a programação no Anfiteatro do CCNA, e no dia seguinte tem reggae e Tambor de Mina. No total, 15 terreiros, 10 grupos de capoeira, hip-hop e reggae  irão participar. No dia 19, a programação inicia a com a Batalha de Hip-Hop, que antecede o concurso Mais Bela e Belo Negro e Diversidade, com a disputa entre 11 candidatos.

 

Inauguração do CCNA, Missa dos Quilombos e Encontro dos Tambores

No dia  (19), às 9h, será entregue ao povo negro o CCNA, totalmente revitalizado e com novas adaptações. O Centro foi inaugurado em 1998, e pela primeira vez foi reformado, após uma grande mobilização de lideranças e comunidades, que ganhou a adesão da PMM, responsável pela obra, do senador Randolfe Rodrigues, do deputado federal Camilo Capiberibe, e vereador Claudiomar Rosa.

O dia muito esperado pela população é  (20) de novembro, Dia de Zumbi dos Palmares, quando é celebrada a Missa dos Quilombos, com os rituais do catolicismo e cultos afros, e participação de pioneiros das comunidades tradicionais, coral do município de Mazagão e será rezada pelo padre Paulo Roberto, com pais e mães de santos. Após a missa, grupos tradicionais apresentam o marabaixo e batuque, dando início ao Encontro dos Tambores, que está em sua 27ª edição. Serão apresentadas as danças tradicionais, marabaixo, batuque, zimba, saíré e tambor de crioula. No total, 35 comunidades e grupos de apresentam de 20 a 25 de novembro.

A programação inclui ainda shows com artistas regionais e nacional, antes das apresentações das comunidades. No dia (19), tem a banda Tambores Tucuju, e dia (24) tem a sambista Grazzi Brasil. No dia do aniversário da 36 anos da UNA, 25 de novembro, a capoeira abre a noite, tem como atrações principais os shows com a artista Verônica dos Tambores e Banda Afro Brasil, do Quilombo do Curiaú.

 

A programação do Mês da Consciência Negra e 27º Encontro dos Tambores tem o apoio da PMM, GEA, vereador Dudu Tavares, Prefeitura de Mazagão e deputada Cristina Almeida.

Fotos: Márcia do Carmo e Cláudio Rogério

 


Deixe seu comentário


Publicidade