Mostra Científica e Cultural destaca a Amazônia e suas nuances
O evento acontece com participação dos projetos de 125 estudantes
Com o apoio do Governo do Amapá, a Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, localizada no bairro Jardim Felicidade, realiza nesta sexta-feira, 7, a 5ª edição da Mostra Científica e Cultura. A ação, que segue desde ontem, tem como objetivo fortalecer a educação científica e tecnológica, promovendo o desenvolvimento metodológico dos alunos.
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), e tem como tema “Amazônia para além do verde”. Os estudantes apresentam 55 projetos relacionados entre os temas: qualidade do sono, medicina das plantas, criação de fontes sustentáveis a partir de sucatas e desmatamento. O evento ainda conta com apresentações de danças e outras manifestações culturais.
Os expositores apresentam seus projetos na quadra da escola, enquanto palestras e rodas de conversa ocorrem nas salas de aula. Oficinas de sabão artesanal, podcast, e outras atividades práticas também estão disponíveis aos estudantes. Sérgia Maria Barreiros Palmerim, diretora da escola, falou sobre a importância da mostra para incentivar a pesquisa científica desde a educação básica.
“O principal objetivo é promover, entre os nossos estudantes, a pesquisa. Incentivando-os a começar desde agora, o que é muito importante. Cada projeto apresentado tem a orientação de um professor, e todos são levados muito a sério”, afirmou a diretora.
Ela menciona projetos sobre a invisibilidade da mulher ribeirinha, ocupações irregulares, utilização de madeira descartada e incêndios florestais, como exemplos de temas relevantes abordados pelos alunos.
Além disso, o Instituto Federal do Amapá (IFAP) e a escola de línguas Skill, contribuíram com um planetário e uma gincana de robótica, como atividades interativas para os participantes.
A Mostra Científica e Cultural também serve como plataforma para credenciar participantes em grandes feiras tecnológicas, como a Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap), a Mostra Amazônica e a Feira de Ciência e Tecnologia das Nações (FenaDante), em São Paulo.
O Instituto Leva Ciência premiará o grupo vencedor com o Prêmio Mateus Valente, incentivando ainda mais a dedicação dos jovens cientistas.
Deixe seu comentário
Publicidade