Nota 10

Prefeitura de Macapá e Unicap celebram Dia Municipal da Capoeira

Grupos de capoeira se reuniram no Espaço Cultural de Capoeira Mestre Grilo para cantar, dançar e homenagear pessoas importantes para a difusão e preservação do costume no Amapá.


A noite da última sexta-feira, 4, na Praça Veiga Cabral, ficou marcada com muita música, homenagens, dança e capoeira. Assim foi a “Roda em homenagem ao Dia Municipal da Capoeira”, promovida pelo Instituto Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (Improir), em parceria com a União dos Capoeiristas do Amapá (Unicap).

A Unicap é composta por 38 grupos de capoeira, como Raízes do Brasil, Mestiçagem, Quilombo Brasil e Urso Negro. Os membros, organizados em círculo e puxados por canto, berimbau e tambor, dançavam capoeira. Tinham praticantes de todas as idades, desde crianças a senhores e senhoras da terceira idade.

Maria Pantoja, também conhecida como Maria da Capoeira e presidente da Unicap, é a capoeirista mais velha do Amapá. “Um sonho que temos é que a capoeira seja contemplada como disciplina nas escolas”, confessou. “Todos os bairros de Macapá têm um núcleo de praticantes. Se uma pessoa estiver interessada em aprender, ela pode procurar a Unicap”, esclareceu.

O diretor-presidente do Improir, Maycom Magalhães, discursou ressaltando a importância da data e da conservação da capoeira de geração em geração. Maria Pantoja e Marina Beckman, secretária municipal de Cultura, também discursaram na mesma linha. A Unicap, desse dia em diante, decidiu homenagear uma pessoa importante na história da capoeira.

“O Dia Municipal da Capoeira foi uma ideia dos esportistas e aprovado na Câmara Municipal em 2008. A comemoração é um meio de fortalecer a modalidade como um instrumento de mudança social. A capoeira faz um trabalho importante nas comunidades e periferias, evitando que jovens sigam o caminho da criminalidade”, disse Maycom Magalhães.


Deixe seu comentário


Publicidade