Nota 10

Programação cultural encerra II Encontro de Gestores Quilombolas

Estudantes da Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Vila do Curiaú de Dentro, realizaram apresentações de dança, música e exposição de trabalhos.


Uma grande festa cultural encerrou o II Encontro de Gestores Quilombolas: estrutura pedagógica, desempenho escolar e mobilidade social e econômica, nesta sexta-feira, 29. A culminância do evento, promovido pelo Governo do Amapá, aconteceu na Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Vila do Curiaú de Dentro, em uma área comunidade remanescente de quilombo.

A programação contou com trabalhos que apresentaram um pouco das peculiaridades de países lusófonos na África, com desfile de misses, atrações culturais de danças e músicas com a participação de estudantes da escola e acadêmicos de uma faculdade particular, além de exposição de estandes, oficinas de turbantes e penteados, e gastronomia regional.

O II Encontro de Gestores Quilombolas, realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro, reuniu representantes de 22 escolas quilombolas estaduais com o propósito de garantir políticas públicas nas escolas quilombolas por meio da valorização da cultura, inclusão social e acesso ao ensino superior. A meta é organizar o ensino das escolas localizadas nessas comunidades em rede a fim de construir políticas públicas que respeitem a diversidade étnico-racial, no contexto educacional, cultural, social e econômico.

A partir do encontro, o governo buscará implementar um estatuto específico e regionalizado, com proposta curricular pedagógica; ofertando oficinas práticas para que os professores possam se aperfeiçoar na construção de materiais pedagógicos que atendam a diversidade populacional afrodescendente do Estado do Amapá. O próximo passo será estruturar a proposta pedagógica e avaliar o desempenho de cada escola objetivando a permanência do estudante na vida escolar e acadêmica.

“Temos um estatuto aprovado pelas escolas quilombolas durante o evento, iremos fazer apenas alguns ajustes na proposta pedagógica. Agora, esperamos que todas as escolas funcionem em circuito garantindo o acompanhamento do estudante na sua jornada escolar”, concluiu o gerente do Núcleo de Educação Étnico Racial (NEER) da Seed, Luciano Rodrigo de Oliveira.


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