Nota 10

Projeto “Canta Unifap” abre inscrições para coral da Universidade

Inscrição para seleção de cantoras e cantores ocorrerá no período de 8 a 13 de janeiro de 2024. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas


 

A voz é um instrumento que não se pode controlar, vai ao infinito, amarra a todos nós e é só um sentimento na plateia e na voz. A letra de “Canções e Momentos”, música composta por Milton Nascimento, traduz o sentimento de quem gosta de cantar e aprecia essa arte que encanta corações e mentes. E o projeto de extensão “Canta Unifap” traz a oportunidade para quem quer fazer parte do coral da Universidade, abrindo inscrições no dia 8 de janeiro de 2024 para seleção de cantoras e cantores que queiram integrar o grupo do projeto.

 

As inscrições serão realizadas presencialmente até 13 de janeiro de 2024, das 9h às 12h e das 15h às 18h, no Protocolo Geral da Unifap, que fica no térreo do prédio da Reitoria, no campus Marco Zero do Equador. O(a) candidato(a) deve imprimir e levar o formulário de inscrição disponibilizado no edital de seleção, mais dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados à instituições e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

De acordo com o coordenador do “Canta Unifap”, Prof. Ms. Melque Lima, o projeto de extensão objetiva formar o coral de vozes da Universidade e oportunizar as comunidades interna e externa quanto às práticas musicais por meio do canto e da banda do projeto.

 

“Estava faltando um projeto de música no Profid [Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas], no qual os estudantes, servidores e comunidade em geral pudessem explorar suas habilidades e aprimorar seus talentos para toda a sociedade. Daí veio a ideia de formar o coral se apresentar em eventos e dias festivos da Unifap ou fora dela. Espera-se que o projeto possa gerar oportunidades aos interessados em música na Universidade, tendo como foco o ensino de técnica vocal, aulas de canto em geral e as apresentações individuais que poderão ocorrer quinzenalmente nos espaços internos da Unifap”, explica Melque Lima.

 

O “Canta Unifap” disponibilizará 50 vagas, distribuídas de acordo com a classificação vocal. Para as vozes femininas, serão disponibilizadas 8 vagas para sopranos, 9 vagas para mezzo sopranos e 8 vagas para contraltos; para as vozes masculinas, são 8 vagas para tenor, 9 para barítonos e 8 vagas para baixos. Haverá, ainda, cadastro reserva de 30% das vagas ofertadas.

 

Podem ser inscrever pessoas a partir dos 17 anos que tenham disponibilidade para participar dos ensaios, aulas de canto e técnica vocal e das apresentações do coral ao longo de 2024, conforme cronograma de apresentações que será elaborado pela coordenação do projeto. Os ensaios e aulas ocorrerão às quintas-feiras, das 17h às 19h, e aos sábados, das 16h às 18h.

 

A seleção terá duas fases: avaliação vocal individual ou em grupo; e entrevista. As audições ocorrerão de 11 a 13 de janeiro de 2024 no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias da Unifap, localizado no campus Marco Zero do Equador. O resultado final será publicado no dia 17 de janeiro.

 

Profid

O “Canta Unifap” faz parte do Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), programa de extensão e pesquisa que objetiva o diálogo permanente da Unifap com a sociedade, na compreensão de seu papel à formação de  uma universidade mais inclusiva e engajada, mediante a democratização de conhecimentos,  artes, cultura e das ciências produzidas nesta  Instituição de Ensino Superior.

 

Em 2023, atendeu 10 mil pessoas. Em 2024, 31 projetos vão atender quase 20 mil beneficiários em todo o estado, em projetos presenciais e remotos, na capital e nos demais municípios. São cursos, atividades esportivas, ações culturais e também iniciativas na área da saúde. Não é necessário pagar nenhuma taxa de inscrição ou mensalidade.

 

Serão ofertados cursos de Libras, inglês, francês, português e redação, literaturas do norte, metodologias em história e geografia, experimentos práticos na área de Física, programação em informática, engenharia para mulheres, construção civil, empreendedorismo, oficinas e artes visuais; atividades culturais como cinema nas escolas e canto, assim como esportivas nas modalidades de futsal, vôlei, atletismo, capoeira e crossfit. Haverá também atendimento em fisioterapia, geração de memória da arte da carpintaria por meio de documentário, produção em mídias nas aldeias indígenas.

 

Link para se inscrever: http://sgi-profid.unifap.br/

 


Deixe seu comentário


Publicidade