Nota 10

Toada no Amapá: uma história de conquistas

Foi na década de 1990 embalados pelos ritmos da Banda Carrapicho que a toada marca seus primeiros passos no Amapá. Nos hits de “Vermelho, ritmo quente e tic-tic-tac”, Joelson Leite, cria o grupo Filhos da Toada e juntamente com os grupos Tarumã, Ibacaua e Encanto da Mata plantam em solo Tucuju a semente deste que […]

Compartilhe:

Foi na década de 1990 embalados pelos ritmos da Banda Carrapicho que a toada marca seus primeiros passos no Amapá. Nos hits de “Vermelho, ritmo quente e tic-tic-tac”, Joelson Leite, cria o grupo Filhos da Toada e juntamente com os grupos Tarumã, Ibacaua e Encanto da Mata plantam em solo Tucuju a semente deste que é um dos maiores espetáculos da terra que acontece no coração da selva amazônica, o Festival de Boi Bumbá de Parintins.

 

Com o crescimento do movimento de toada em Macapá, as escolas públicas começaram a convidar os grupos para participações especiais durante o período das festas juninas e a procura passou a ser grande. Surge então o grupo Amigos da Toada, coordenado por Sandro Conceição militante do movimento há 18 anos.


No Amapá dois grupos participam do Festival de Parintins, o Grupo de Dança Amigos da Toada que se apresenta no Boi Garantido e o Corpo de Dança Caprichoso que defende o Boi Azul, o Caprichoso. Tudo isso, meu ip fruto do sucesso que o movimento conquistou, mas essas conquistas chegaram à beira da extinção, e de acordo com Sandro Conceição, o movimento passou por momentos críticos no Estado, devido às crises internas e principalmente a falta de apoio.

 

Hoje os “toadeiros” Tucuju criaram a Associação dos Grupos de Boi Bumbá do Amapá – AGBB-AP, com nove afiliadas, e durante os finais de semana realizam o projeto cultural “Toada no Meio do Mundo” que visa divulgar, unir e criar um ambiente de lazer aos integrantes dos grupos. O ano de 2014 está sendo para o movimento, um ano de reafirmação no cenário da cultura amapaense, e nos dias 13 e 14 de dezembro acontecerá, na Sede do Trem Desportivo Clube, o tradicional Festival Oficial dos grupos de Toada, que além das participações especiais e de concurso entre os grupos, haverá também a presença do levantador de Toada do Boi Garantido, Sebastião Júnior, pra dar um show muito especial para os amantes da toada no Amapá. (Texto: Cláudio Rogério – Acadêmico de Jornalismo da Faculdade Seama).

 
Compartilhe:

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *