Nota 10

Valor histórico: Centro de Memória do TJAP recebe doação de acervo com mais de 150 anos

Cerca de 75 documentos, entre livros de escrituras, procurações e blocos de jornais, foram entregues


 

Com objetivo de oportunizar à comunidade a pesquisa em documentos antigos que  constam fatos históricos do Amapá, o Centro de Memória Institucional do Tribunal de Justiça do Amapá recebeu, na terça-feira (21), um acervo de livros antigos doados pelo Cartório Jucá Cruz, de Macapá. O patrimônio, já sem serventia para o órgão cartorário, conta com arquivos com mais de 150 anos e que em breve estarão disponíveis para consulta pública.

 

Cerca de 75 documentos, entre livros de escrituras, procurações e blocos de jornais, foram entregues aos servidores do Centro de Memória do TJAP, museólogo Michel Ferraz e o historiador Marcelo Jaques. A transferência se deu via decisão da Corregedoria-Geral de Justiça TJAP, por meio do Processo administrativo nº: 2023081388.

 

O tabelião do Cartório, Francisco Cruz, explicou que por serem muito antigos, os arquivos já tinham perdido o interesse em relação ao registro público. “Em relação ao conteúdo desses livros, há informações históricas de valores inestimáveis relacionados à cultura do nosso povo, à história das pessoas, da população aqui em Macapá. Para que eles não se percam no tempo, porque os livros já são muito antigos, eles estão sendo transmitidos para o Tribunal de Justiça para que sejam melhor acomodados e estudados”, contou.

 

Foram recebidos: Livros de Notas do período de 1854 a 1925; Livros de Procurações do período de 1913 a 1923; e Jornais da década de 1940 e 1950.

 

O museólogo Michel Ferraz, chefe da Seção de Memória Institucional do TJAP, ressaltou que trata-se de um vasto acervo, muito importante do ponto de vista documental e histórico para o Centro de Memória.

 

“Ele tem um potencial muito grande ainda do ponto de vista informacional e foi doado para que nós pudéssemos analisar esses documentos, cuidar, catalogar e também oportunizar o acesso público. O que temos neste acervo são registros e nomes pessoas que, de alguma forma, foram importantes e ajudaram na construção do Estado. Tem um valor excepcional”, disse o museólogo do TJAP.

 

Centro de Memória do TJAP

O Centro de Memória Institucional do TJAP tem o intuito de preservar e difundir a memória institucional da Justiça amapaense. O espaço está localizado na Sede do TJAP, na Rua General Rondon, nº 1295, no Centro de Macapá. Aberto das 7h30 às 14h, disponível para visitação do público.

 


Deixe seu comentário


Publicidade