Nota 10

Zé Miguel recebe Nilson Chaves no lançamento do projeto “Conex

O foco é criar um programa de intercâmbio de artistas das várias áreas, iniciando pela música, entre os estados brasileiros, partindo das conexões amazônicas.



 

No Projeto Conexão Amazônia, Zé Miguel sempre recebe um convidado, cantador da região amazônica. E no lançamento do projeto, neste sábado, 30, na sede da AABB, ninguém melhor do que o paraense Nilson Chaves, um dos maiores ícones do cancioneiro amazônico.

Nilson Chaves foi quem viu, em 90, a necessidade de criação de um movimento de disseminação das produções artísticas da Amazônia. Agora com Zé Miguel, será o pontapé inicial de um projeto que promete render bons frutos para a arte musical da região

A essência do projeto é garantir a perpetuação da nossa cultura amazônica. É levar essa relação para o resto do país, disseminando composições e valorizando a diversidade cultural, porque somos um celeiro onde, por força das circunstâncias históricas, se armazenou vestígios da identidade de vários povos, fator decisivo para a construção de nossa identidade.
O Projeto Conexão Amazônia se propõe a trazer peculiaridades dessa identidade, por meio de várias atividades de seu povo. Em destaque, a música, especificamente a de raiz, manifestada ao longo de nossa história. Parte dessa música veio para cá junto com os vários atores que aqui chegaram para construir e constituir nossa sociedade.

Esses traços se revelam de maneira marcante também no universo da musicalidade criada por compositores populares dos vários estilos, o que se revelou responsável por uma parcela considerável do que se consolidou nas últimas décadas, como a Música Popular Amapaense.

Nasce assim, a proposta do Conexão Amazônia, para fortalecer as relações já existentes entre artistas dos estados da Região Norte e Amazônia legal. E criar outras possíveis conexões, abrindo portas para o cenário brasileiro em geral, mas com foco na vasta produção que caminha à margem dos olhares da grande mídia, por intermédio de ações alternativas, mas, com características veementemente afirmativas, criando espaço mercadológico para a nossa produção de espetáculos e comercialização de nossas mídias.

O foco é criar um programa de intercâmbio de artistas das várias áreas, iniciando pela música, entre os estados brasileiros, partindo das conexões amazônicas. O Conexão Amazônia contribuirá de maneira significativa para o aquecimento desse mercado, propiciando o aumento da geração de emprego e da circulação de renda no setor.

Você é o nosso convidado a fazer parte desta belíssima história de valorização da música da Amazônia. (Texto: Lilian Guimarães).


Deixe seu comentário


Publicidade