Polícia

4º Batalhão atuará no corredor da folia de Santana para garantir segurança de brincantes

Cerca de 60 mil pessoas são aguardadas para o carnaval; mais de cem policiais militares e seguranças particulares estarão presentes no evento


 

Elen Costa
Da Redação

 

Um forte esquema de segurança garantirá a proteção dos foliões e dos empreendedores que irão trabalhar durante o Carnaval de Santana, que inicia sábado, 10. As programações se estendem durante os dias 11, 12, 13 e 17, com a ressaca do carnaval.

 

Cerca de 60 mil pessoas estão sendo aguardadas no corredor da folia, e para que o evento transcorra dentro da normalidade, mais de cem policiais militares e seguranças particulares estarão presentes no evento.

 

“Semelhante ao que ocorreu no ano passado, o nosso planejamento foi encaminhado com bastante antecedência para a Diretoria de Operações da Polícia Militar. O Carnaval de Santana é um dos mais movimentados do estado, senão o mais, e ele atrai pessoas não só do município, como de todo o Amapá e até mesmo de fora dele”, registrou a tenente-coronel Eliene, comandante do 4º Batalhão da PM, que pela segunda vez está sob o comando da segurança durante o evento.

 

O carnaval da cidade de Santana é o único do estado que possui um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MP). Em reunião com os entes envolvidos na programação que antecede a realização do evento, para discutir sobre os ajustes necessários que irão garantir a segurança dos brincantes, dos participantes e, até mesmo, de quem vai fazer a segurança, está a recomendação sobre a não utilização de recipientes de vidros.

 

“As pessoas que vão estar fomentando a economia, como os ambulantes, comerciantes, os donos de bares e boates que estarão com seus empreendimentos no corredor da folia, já têm ciência de que é proibida a venda de produtos em garrafas de vidro. Para os brincantes, já há uma divulgação ampla, antecipada pela mídia, da conscientização que eles devem ter acerca da proibição desse tipo de material durante o evento. Tudo isso visa inibir algum tipo de incidente, até mesmo de delito penal”, esclareceu a coronel.

 

O subcomandante do Batalhão, major Eliabe, disse que o policiamento contará também com outras unidades operacionais. Ele garantiu, ainda, que os bairros da cidade não ficarão desprotegidos enquanto a folia ocorre na avenida Santana.

 

“Teremos um gabinete de crise que irá agregar várias instituições envolvidas, como as secretarias municipais, o Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental, o Bope e demais unidades da PM, para tentar dar uma solução rápida a qualquer eventual ocorrência”, detalhou Eliabe.

 

Segundo informações, 250 seguranças particulares estarão percorrendo toda a extensão da via para manter a ordem.

 

Assim como em Macapá, a participação e permanência de crianças e adolescentes no evento do carnaval é regida por uma portaria. A Vara da Infância e Juventude e o Conselho Tutelar irão garantir que menores de idade são fiquem em situação de risco ou vulnerabilidade.

 

O trânsito ficará a cargo do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE).

 

“Teremos o apoio do STRans no fechamento, no controle das vias, no fluxo e na circulação de veículos e pessoas na entrada das rodovias. Ano assado não registramos nenhum incidente na área do carnaval. Então, consideramos que este ano será ainda melhor. Nós teremos várias patrulhas distribuídas ao longo de toda avenida, teremos o Policiamento Ostensivo a pé e o policiamento de viatura”, assegurou Eliene, destacando que o 4º BPM já tem experiência em grandes eventos, como o Viva Santana, que iniciou em novembro de 2023 e terminou no réveillon. “Nós estaremos presentes com todo o nosso aporte policial”, finalizou.

 


Deixe seu comentário


Publicidade