Polícia

Acusado de envolvimento na morte de universitário é absolvido em julgamento

Aldair Bastos, de 27 anos, havia sido indiciado pela polícia por envolvimento no crime, mas acabou absolvido pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da acusação.


Aldair no momento do anuncio da sentença que o inocentou

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Macapá absolveu [por 4 votos a 3] o pedreiro Aldair Bastos Pereira, de 27 anos, da acusação de homicídio que teve como vítima o acadêmico do curso de arquitetura Gideon dos Santos Rosário, de 32 anos, que foi assassinado com tiros pelas costas na noite de 21 de janeiro de 2017 no conjunto Hospital de Base, zona sul de Macapá.

Aldair foi apontado como sendo o piloto da moto onde estaria o irmão dele – um menor de 17 anos – que confessou ser o atirador. Há época do crime o delegado Ronaldo Coelho, que presidiu o inquérito na Delegacia Especializada em Crimes Contra Pessoa (Decipe) disse que durante seu depoimento, o adolescente revelou que Aldair era, sim, o piloto da motocicleta.

“O Aldair se apresentou na companhia de um advogado. Nós já havíamos interrogado o irmão dele – que é menor de idade – e que durante depoimento confessou ser o carona da moto que efetuou os disparos. Foi o menor que apontou o próprio irmão como sendo o piloto da moto que deu fuga aos suspeitos na noite do crime. Não sei o motivo, mas o Aldair negou envolvimento. É um direito que lhe assiste [negar], mas fizemos o indiciamento com base nos elementos que colhemos no curso das investigações”, declarou o delegado em entrevista ao Diário no dia 7 de fevereiro de 2017.

Durante o julgamento ocorrido nesta segunda-feira (22) a maioria dos jurados considerou não haver elementos suficientes que comprovassem o envolvimento de Aldair no assassinato. A defesa sustentou a tese de insuficiência de provas. Promotoria declarou que vai recorrer da sentença.

 

Alvo errado

As investigações também revelaram que Gideon morreu por engano. O alvo dos disparos era Adailton de Abreu Ferreira, 30 anos, o ‘Suke’, que há quase dez anos teria assassinado o tio de Aldair, e que há época havia deixado a cadeia. A morte de Suke seria uma vingança.

Ainda no curso das investigações o delegado Ronaldo Coelho confirmou que o menor [infrator] confessou ser Suke o alvo dos tiros. “O rapaz [Gideon] estava no local e hora errada. O alvo era o ‘Suke’. O Gideon tinha ido visitar um irmão que morava no conjunto. A vítima passava em frente a um grupo de amigos, onde estava o desafeto dos irmãos. O próprio Suke, que foi ouvido pela polícia, reconheceu ser o alvo dos elementos”, disse Coelho.
“Eu e o Aldair nos conhecemos. Sempre que nos encontrávamos por ai rolava uma troca de olhares e ameaças dele. Naquela noite ele veio para me apagar, mas errou”, declarou Suke durante depoimento à polícia.

Reportagem: Elden Carlos


Deixe seu comentário


Publicidade