Polícia

Atiradores matam um e deixam outro ferido no Marabaixo IV; uma das vítimas estava com uma submetralhadora

Arma de uso restrito das forças de segurança estava em poder de um homem de 21 anos que usava ainda um colete balístico


Um homem foi morto a tiros e outro ficou gravemente ferido tarde desta terça-feira (8) em uma área remota do bairro Marabaixo IV, zona oeste de Macapá. Segundo moradores, dois homens são suspeitos de ter efetuado os disparos.

A vítima fatal foi identificada como Flávio da Silva Vidal, de 18 anos, o ‘Neto’. O homem ferido é Renan José da Silva Alencar, de 21 anos, que foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Emergências de Macapá (HEM).

Segundo testemunhas, Renan estava em frente à casa onde ele mora, na entrada de um beco. Neto chegou em seguida e os dois começaram a conversar.


“Nesse momento apareceram dois homens altos, fortes e bem vestidos. Foi tudo muito rápido. Só ouvimos os disparos e depois a correria. O Neto correu para os fundos do quintal, onde acabou morto. O Renan, que já tinha sido alvejado, conseguiu pular um muro e buscou abrigo dentro de um carro. Os caras foram embora. Lá em cima [rua] havia um carro prata esperando por eles”, contou uma testemunha.

O que chamou atenção da polícia foi o fato de que Renan José estava usando um colete balístico e tinha em seu poder uma submetralhadora de uso restrito das forças de segurança. A arma estava carregada com quase trinta projéteis.

“Já foi identificado que a arma não teve a numeração raspada, o que vai facilitar descobrir a origem. A partir disso, saberemos como ela foi parar nas mãos desse elemento. Infelizmente aqui impera a lei do silêncio. As pessoas temem em falar, com medo de represália”, disse o delegado Ronaldo Coelho, da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa (Decipe).


Depois que os atiradores foram embora – e Renan José era levado ao hospital – um comerciante pegou a arma e o colete e guardou em seu estabelecimento. “Quando chegamos esse comerciante tinha se apossado da arma. Ele relatou que uma terceira pessoa foi até o comércio e resgatou essa arma. O fato é que conseguimos localizar o armamento e o colete. Tanto o comerciante quanto essa outra pessoa foram detidas para depoimento na delegacia”, explicou o sargento José Luiz, do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM).

Segundo informações médicas iniciais, o estado de saúde de Renan era considerado grave. A arma apreendida foi apresentada no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval. O corpo de Neto foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico Científica (Politec).

Reportagem e fotos: Jair Zemberg
Texto: Elden Carlos


Deixe seu comentário


Publicidade