Polícia

Bandido em fuga faz comerciante refém e se embriaga no interior de comércio

Criminoso fez ingestão cachaça durante as duas horas de negociação e já apresentava sinais de embriagues ao apontar uma pistola contra a cabeça do refém.


Condenado por crimes como roubo, extorsão e tráfico de drogas, Dorivam Barros Marques, de 25 anos, voltou a ser preso em flagrante na noite de terça-feira (03) após manter um comerciante [de 29 anos] refém, por cerca de duas horas, em um estabelecimento comercial localizado na Rua Santos Dumont, bairro Buritizal, zona sul de Macapá.

De acordo com o tenente Anderson Fernandes, do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), o criminoso havia efetuado pelo menos cinco disparos dentro do conjunto São José contra um desafeto.

“Estávamos em patrulhamento pela região quando ouvimos os disparos e seguimos para o local. populares informaram que um homem havia acabado de tentar matar um desafeto e nos repassaram as características. Avistamos o suspeito que empreendeu fuga e tomou o comerciante como refém. Iniciamos a verbalização e isolamento da área até a chegada da equipe de negociadores do Bope”, disse o tenente.

Dorivam Barros havia saído recentemente do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) onde passou os últimos cinco anos cumprindo pena por roubo. O criminoso estava armado com uma pistola calibre 380 que era apontada contra a cabeça da vítima.

“Assim que recebemos a ocorrência nos montamos o teatro de operações e iniciamos a negociação. É importante frisar que na chegada da primeira equipe de Rotam ele abriu fogo contra os policiais. Mas, houve um agravante ainda maior nessa ocorrência pelo fato de que o perpetrador da crise passou a ingerir bebida alcoólica no interior do estabelecimento e já apresentava sinais visíveis de embriagues. A vítima corria sério risco pelo fato de a arma estar engatilhada, pronta para disparo. A negociação estava prejudicada, mas nossos negociadores conseguiram, felizmente, convencer o marginal a liberar a vítima e se render”, disse o major Kléber Silva, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Dorivam foi preso e encaminhado juntamente com a arma apreendida ao Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval. Ele será encaminhado para audiência de custódia nesta quarta-feira (04) e deverá perder o benefício da progressão de regime que lhe garantiu cumprir o restante da pena anterior em liberdade.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg
Texto: Elden Carlos


Deixe seu comentário


Publicidade