Polícia

Sejusp investiga relatos de supostas tentativas de sequestro de crianças em Macapá

Secretário Cézar Vieira afirma que dois registros feitos nesta semana estão sendo apurados e alerta população sobre informações sem confirmação nas redes sociais


 

Douglas Lima
Editor

 

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) investiga relatos de supostas tentativas de sequestro de crianças e adolescentes registrados em Macapá nos últimos dias. O assunto ganhou repercussão nas redes sociais após diferentes relatos de abordagens envolvendo menores de idade, mas, segundo o secretário de segurança pública, delegado Cézar Vieira, parte das informações compartilhadas na internet não possui qualquer confirmação ou veracidade.

 

Durante coletiva nesta quarta-feira, 28, o secretário afirmou que as forças de segurança estão mobilizadas para apurar os casos que efetivamente chegaram ao conhecimento da Polícia Militar e da Polícia Civil. As equipes de inteligência da Sejusp, Polícia Civil e Polícia Militar também atuam no levantamento de informações e evidências.

 

“Outros fatos que foram ventilados nas redes sociais não procedem, não têm o mínimo de veracidade”, afirmou Cézar Vieira, ao pedir cautela à população antes de compartilhar ou republicar informações sobre supostas ocorrências.

 

De acordo com o titular da Sejusp, quando uma denúncia é recebida, principalmente por meio do número 190, equipes da Polícia Militar são deslocadas para verificar a situação. Havendo indícios de que o fato ocorreu, a ocorrência é encaminhada para uma unidade policial e, a partir daí, a Polícia Civil inicia as investigações.

 

Três casos estão sendo apurados

Segundo Cézar Vieira, o primeiro caso que chegou ao conhecimento das autoridades ocorreu na região da Fazendinha e já está sendo investigado por uma unidade policial. O veículo e o motorista apontados na ocorrência foram identificados e apresentados à polícia. A investigação segue em sigilo.

 

Além desse caso, outros dois registros foram feitos na segunda-feira, 26. Conforme o secretário, as ocorrências foram inicialmente atendidas pela Polícia Militar e agora estão sob investigação da Polícia Civil, que deverá verificar as circunstâncias e confirmar se os fatos ocorreram conforme os relatos apresentados.

 

Até o momento, não há pessoas presas ou detidas relacionadas aos casos. As forças de segurança trabalham na identificação e localização de possíveis envolvidos.

 

Casos divulgados nas redes sociais sem confirmação

O secretário também citou um caso que teria sido divulgado nas redes sociais na região do Araxá, em Macapá. Segundo ele, após o acionamento da Polícia Militar pelo 190, uma equipe foi ao local e constatou que a situação divulgada não correspondia à realidade.

 

Cézar Vieira reforçou que a divulgação de informações não confirmadas pode provocar medo e alarme entre a população e dificultar o trabalho das forças de segurança: “Às vezes ouviu falar alguma coisa, já começa a repostar, começa a publicar, causando uma situação desnecessária de abalo na opinião pública”, alertou.

 

Adultos também aparecem nos relatos

Questionado se as crianças seriam o alvo preferencial das supostas abordagens, o secretário afirmou que não é possível estabelecer essa conclusão neste momento. Segundo ele, nas duas ocorrências registradas na segunda-feira, adultos estavam acompanhados de crianças quando foram abordados.

 

O secretário descartou, neste momento, estabelecer relação entre os casos e o tráfico internacional de pessoas. Segundo ele, a dinâmica das ocorrências ainda precisa ser esclarecida pelas investigações antes de qualquer conclusão.

 

Segurança orienta famílias

A Sejusp orienta pais e responsáveis a manterem atenção e vigilância sobre crianças e adolescentes, além de comunicar imediatamente à polícia qualquer situação suspeita. O secretário reforçou que denúncias podem ser feitas pelo 190 e que qualquer informação relevante pode contribuir para a apuração dos fatos.

 

“Não deixar uma criança, um menor, ali, solto ou à mercê da sua própria sorte já é um risco”, afirmou Cézar Vieira, destacando a importância da supervisão e do cuidado com crianças e adolescentes.

 

A orientação principal da segurança pública, neste momento, é que a população mantenha a atenção, denuncie situações suspeitas e evite compartilhar informações sem confirmação oficial.

 

As investigações continuam e, segundo a Sejusp, os órgãos de segurança trabalham para esclarecer as circunstâncias de cada ocorrência e, caso sejam identificados crimes e responsáveis, encaminhar os envolvidos à Justiça.

 


Deixe seu comentário


Publicidade