Polícia

Bombeiros localizam corpo de mulher desaparecida em explosão no Porto de Santana

Vítima de 55 anos era uma das passageiras do barco Rio Jordão IV, que explodiu na tarde de terça-feira (9) no Porto de Santana; um homem continua desaparecido


Foi identificado como sendo de Josidete Porfírio de Oliveira, de 55 anos, o corpo retirado do meio dos escombros do barco Rio Jordão IV, que explodiu na tarde de terça-feira (9) no Porto de Santana, deixando sete pessoas gravemente feridas e duas desaparecidas.

Segundo o Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes), a outra vítima desaparecida é Ronaldo Nunes Teles, de 47 anos. As buscas foram retomadas no início da manhã desta quarta-feira (10) pelo Corpo de Bombeiros que mantém lanchas e mergulhadores no local.

As causas da explosão ainda serão apuradas, porém, a notícia de que a embarcação estava sendo abastecida no momento do acidente foi contestada pela frentista do posto flutuante onde o barco estava amarrado, Silvana Sena.

“Ele não estava abastecendo. Estavam ancorados ao lado embarcando cestas básicas e outras mercadorias quando houve a explosão. Foram muitas pessoas pegando fogo e gritando. Vi quando um senhor caiu em chamas na água e desapareceu. Havia muitos botijões de gás no barco. Eu estava sentada na mesa e abandonei meu posto com medo e acionei meu patrão. Os bombeiros cortaram a corda da balsa (posto flutuante) e com auxílio de outra embarcação rebocaram o posto pra longe”, afirmou Silvana.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wagner Coelho, declarou que as causas da explosão serão devidamente apuradas por meio de perícia. A Capitania dos Portos do Amapá emitiu nota afirmando que está auxiliando nas buscas aos desaparecidos e que um inquérito foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades.

A explosão

Uma explosão em um barco na área portuária de Santana, distante 17 quilômetros da capital, deixou sete pessoas gravemente feridas e duas desaparecidas na tarde de terça-feira (9). A embarcação estava atracada ao lado de um posto flutuante de combustível, mas, segundo a frentista, eles não estavam abastecendo a embarcação.

“Tremeu tudo aqui. Foi uma explosão maior seguida de outras explosões menores”, disse a comerciante Sandra Maria, que tem um mercantil próximo ao local do sinistro. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para dar combate às chamas.

O sinistro ocorreu por volta de 16h40. As chamas se alastraram destruindo a embarcação que afundou rapidamente. Os feridos foram socorridos inicialmente por populares e levados em carros particulares para o hospital de Santana. Duas delas, em estado mais grave, foram transferidas para o Hospital de Emergências de Macapá, onde fica o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

O combustível se espalhou pela água, formando uma cortina de chamas e uma parede de fumaça negra que podia ser vista há quilômetros de distância.

Feridos

As vítimas que foram socorridas com queimaduras graves são:

Jair Oliveira Pacheco, 24 anos;

Maria de Lourdes Mendes;

Rosivaldo Nunes dos Santos, 45 anos;

Manoel Basílio Freitas, 44 anos;

Gean Dias Reis Perez, 17 anos

José Areia dos Reis

Maria Antonia Graça

Desaparecido

Ronaldo Nunes Teles, de 47 anos

Óbito

Josidete Porfírio de Oliveira, de 55 anos

Reportagem: Elden Carlos e Jair Zemberg

Fotos: Jair Zemberg e André Rodrigues


Deixe seu comentário


Publicidade