Polícia

Bope completa 17 anos de criação no Amapá; “nunca perdemos um refém”, diz comandante

Batalhão de Operações Especiais (Bope), conta com quatro companhias (Rotam, Choque, COE e Giro). Durante as crises envolvendo reféns o batalhão nunca perdeu uma vítima.


Railana Pantoja – Da Redação

 

Em 6 de dezembro de 2002 a Polícia Militar do Amapá criou, por meio do Decreto Lei nº. 6.803 o 5º Batalhão de Polícia Militar, ou Batalhão de Operações Especiais (Bope). Nesta sexta-feira (06) o batalhão completa 17 anos de serviços prestados à sociedade.

Ainda hoje, muitas pessoas acham que o Bope é uma polícia à parte, mas, na verdade, ele é um dos 14 batalhões que integram a PM-AP.


Mas, o Bope tem um diferencial: é especializado em ocorrências de maior grau de complexidade, que exigem técnicas e armamentos especiais. Para isso, possui 4 companhias: Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas), Choque, COE (Comandos e Operações Especiais) e Giro (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva).


“O Bope surgiu em 2002 a partir de dois grandes roubos a estabelecimentos bancários no Amapá, e saindo desses episódios, o alto comando da corporação passou a pensar na necessidade da gente ter uma unidade de missões especiais no nosso Estado. Vários policiais foram encaminhados para fora do Amapá, especializaram-se, retornaram e implantaram o Bope”, explicou o comandante do Batalhão, major Kleber Silva.

De acordo com o comandante, em todas as ocorrências com reféns o Bope conseguiu resguardar a vida dos envolvidos. “Ao longo desses 17 anos, sempre tivemos muito êxito no resultado das nossas operações; sejam aquelas de caráter preventivo, ou aquelas ocorrências de alta complexidade mesmo, sobretudo, as situações com reféns localizados. Já tivemos mais de 170 reféns resgatados com vida, em ocorrências que não foram preciso efetuar um único disparo, sempre preservando a vida de todos os envolvidos, até mesmo dos causadores do evento crítico. Nunca perdemos um refém”, falou.

Programação
As comemorações iniciaram há duas semanas, com diversas atividades. Nesta sexta-feira, às 18h, acontece uma solenidade militar no batalhão em alusão ao aniversário. Na segunda-feira (9), os policiais terão uma palestra ministrada pelo doutrinador e jurista Rogério Greco, que vem ao Amapá falar sobre organização criminosa, atividade policial e segurança pública.

“Anualmente fazemos isso, aproveitamos o aniversário do Bope e tiramos um dia para discutir sobre segurança pública. Encerraremos esse calendário no dia 29 de dezembro, com a terceira corrida do Bope”, finalizou o major.


Deixe seu comentário


Publicidade