Polícia

Bope faz devassa no Iapen a pedido do Ministério Público

Oitenta policiais do Bope tomaram o Pavilhão F—1 durante operação requerida pelo Ministério Público do Amapá


Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tomaram na quinta-feira, 3, o Pavilhão F-1 do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) para dar cumprimento a uma determinação do Ministério Público do Estado (MP-AP) em decorrências das últimas fugas e casos de confrontos armados entre presos naquela unidade prisional.

A operação ocorreu de forma sigilosa e somente nesta sexta-feira, 4, a imprensa foi comunicada sobre o resultado da devassa. Mais de oitenta policiais da Tropa de Choque do Bope e do Grupo Tático Prisional (GTP) tomaram o pavilhão no final da madrugada.
Os presos foram extraídos das celas e levados para uma área de contenção onde permaneceram sob escolta durante a revista em todas as celas onde estão reclusos atualmente 367 presos. Tão logo os presos foram contidos os agentes prisionais iniciaram a revista nas celas, inclusive, com uso de cães farejadores.

Foram apreendidos 27 aparelhos celulares; 124 trouxas de maconha; estoques; anotaçoes contabeis de drogas e anotações de uma facção criminosa supostamente ligada ao PCC, pés de maconha e apetrechos para fabricação do famoso ‘biricutico’, cachaça artesanal fabricada na cadeia.

Todo material apreendido foi encaminhado para a Corregedoria do Iapen que deverá instaurar um inquérito administrativo para apurar o caso. O Ministério Público tem acompanhado as ações criminosas que se acentuaram nos últimos meses no presídio. A instalação de uma célula do PCC (Primeiro Comando da Capital), com origem em presídios de São Paulo e Rio de Janeiro, e que agora tem ramificação comprovada no Iapen, é uma das maiores preocupações das autoridades.


Deixe seu comentário


Publicidade