Polícia

Cesein tem nova fuga em massa e monitor espancado por internos

Situação é crítica no Centro de Educação Socioeducativa de Internação (Cesein)



 

Mais seis internos conseguiram escapar do Centro de Educação Socioeducativo de Internação (Cesein), localizado no bairro Beirol, zona sul da capital. A fuga ocorreu na madrugada de domingo, 3, depois que os infratores serraram as grades de duas celas. No total, 13 internos conseguiram sair dos pavilhões, mas somente seis pularam o muro.

Três deles foram recapturados em seguida. Entre os três que permaneciam foragidos até a manhã dessa segunda-feira, 4, está um jovem de 19 anos e outros dois de 17. É a terceira fuga em três dias. Monitores estão temerosos quanto à situação.
A Polícia Militar (PM) foi impedida de acessar a área interna dos pavilhões após decisão administrativa provocada por denúncias de supostas agressões a que os menores eram submetidos quando ocorriam princípios de motim.

“Ficamos literalmente de mãos amarradas. Essa medida só veio reforçar ainda mais a impunidade desses infratores. O engraçado é que as autoridades ouvem essas supostas ‘vítimas’, mas não deixam os policiais se defenderem. O resultado é esse ai. Estamos vendo a qualquer momento um de nossos companheiros ser assassinado ai dentro”, disse um dos monitores que pediu para não ser identificado com medo de represália.

O temor desse agente por pouco não se consolidou na tarde de sábado, 2, quando os agentes faziam a transferência de internos de uma cela para outra. Um grupo de infratores atacou violentamente o monitor José Reginaldo que foi espancado e atacado com uma paulada na cabeça. O corte profundo por pouco não causou o desmaio do monitor que foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Emergências para atendimento.

“Se nada foi feito vamos abandonar os postos de serviço. É uma medida extrema, mas que é necessária. Sem falar na superlotação que temos aqui. O centro tem hoje mais de 80 internos, o que significa o dobro da capacidade”, concluiu o agente.


Deixe seu comentário


Publicidade