Polícia

‘Coiote’ é preso em operação da PF na fronteira de Oiapoque

Operação Quinino investiga uma rede de atravessadores de imigrantes ilegais e outros crimes como tráfico de drogas e de armas, contrabando e descaminho.


Elden Carlos
Editor-chefe

Um ‘coiote’ – como é chamada a pessoa que transporta imigrantes ilegalmente em regiões de fronteira, foi preso preventivamente nesta sexta-feira (16) no município de Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá, durante desdobramento da Operação Quinino, deflagrada pela Polícia Federal (PF). Além do mandado de prisão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.

Segundo a PF, nos meses de fevereiro e março foram deflagradas as duas primeiras fases da operação, resultando na prisão de três pessoas e apreensão de bens e dinheiro de origem criminosa.


A Polícia Federal declarou que o trabalho desta sexta decorre das primeiras investidas da corporação contra organizações criminosas que atuam na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, praticando diversos delitos como: promoção de migração ilegal; tráfico internacional de drogas; de armas; contrabando e descaminho.

O homem preso nesta sexta-feira foi encaminhado ao presídio de Oiapoque. Ele já vinha sendo investigado nas etapas anteriores. Ainda de acordo com a polícia, o coiote seguia promovendo a imigração ilegal no município, realizando o transporte entre Suriname, Guiana Francesa e Oiapoque.

O coiote, e as outras pessoas já presas, vão responder aos crimes citados e as penas podem chegar a 37 anos de prisão.

Quinino é o nome do componente de um remédio utilizado no tratamento da malária, doença tropical que acomete muitas das pessoas que se arriscam nessas rotas ilegais entre Suriname, Guiana Francesa e Brasil.

Imagens: Divulgação/PF


Deixe seu comentário


Publicidade