Polícia

Confronto com o Bope põe fim à ‘carreira’ do mais violento assaltante do eixo Amapá/Pará

Ediney Furtado, de 36 anos, era considerado como o maior e mais violento assaltante que atuava com roubos em frente a agências bancárias no eixo Amapá/Pará.


Elden Carlos
Editor-chefe

Considerado como um dos maiores e mais violentos assaltantes que atuava no eixo Amapá/Pará, além de envolvimento com o tráfico de drogas, Ediney Nunes Furtado, de 36 anos, o ‘Ney’, foi morto na noite de segunda-feira (01) durante um confronto armado com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na Avenida Netuno, fronteira entre os bairros Jardim Marco Zero e Congós, zona sul da capital amapaense.

O Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes) registrou a ocorrência às 21h55. Segundo o capitão Hércules Lucena, do Bope, as equipes haviam intensificado o patrulhamento em áreas críticas da zona sul quando chegou a denúncia de que um grande volume de drogas estava sendo transportado por um presidiário [do regime aberto] em um carro Pajero.

“O veículo com as características da denúncia foi avistado no bairro Universidade. Houve a primeira tentativa de abordagem, mas o criminoso empreendeu fuga. Foi realizado o acompanhamento tático até essa área do bairro Jardim Marco Zero onde esse marginal e um comparsa abriram fogo. No revide ele acabou alvejado. O segundo criminoso conseguiu escapar para uma área de passarela”, detalhou o capitão Lucena.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu o assaltante e o encaminhou ao Hospital de Emergências (HE), mas ele não resistiu. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38, dinheiro e dois quilos de droga. O corpo foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser necropsiado.

Rosário de crimes

Ainda de acordo com o capitão Hércules, Ney Furtado tinha como especialidade a famosa ‘saidinha de banco’. Para o experiente militar, o assaltante agia sempre com informações privilegiadas.

“Eram sempre assaltos envolvendo quantias elevadas. Na semana passada ele assaltou um empresário em frente a uma agência bancária no município de Santana. No malote da vítima havia R$ 300 mil. Há duas semanas, em frente a outra agência, em Macapá, ele levou R$ 80 mil”, revelou o capitão do Bope.

Ainda de acordo com a polícia, em 2017 o marginal se disfarçou de vendedor ambulante para abordar outra vítima em frente a um banco no centro da capital. Um ano antes, também na área comercial de Macapá, ele realizou outro assalto em frente a uma agência bancária, ferindo um policial civil.

 

Também existem informações do envolvimento dele em um assalto à agência do Banpará no município de Afuá. Em 2014 Ney Furtado já havia sido pelo próprio Bope. “Naquele ano ele não ofereceu resistência e foi preso. Agora, decidiu confrontar. Era um assaltante altamente perigoso e extremamente violento em todas as suas ações”, concluiu.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade