Polícia

Delegado alerta para crescimento do número de golpes pela Internet no Amapá

Titular do CIOSP da zona norte de Macapá, Ericlaudio Alencar foi ao rádio apresentar o crescimento do número de golpes pela internet e até o novíssimo “golpe do amor”


Cleber Barbosa

Da Redação

Hoje titular do Ciosp Novo Horizonte, o delegado de polícia Ericlaudio Alencar foi ao rádio nesta segunda-feira (17) alertar a população sobre as novas modalidades de golpes pela internet, além de outras práticas antigas agora repaginadas pelo anonimato que o uso e plataformas e outras tecnologias possibilitam. Falando ao programa LuizMeloEntrevista, na rádio Diário FM (90,9) o policial apresentou casos concretos de pessoas que tiveram prejuízos consideráveis.

Ele disse que tem sido uma orientação do delegado-geral da Polícia Civil, Uberlândio é estar mais próximo da população com orientações e alertas diversos.

Uma preocupação recente são os golpes pela Internet, que se avolumaram em uma quantidade preocupante que obrigam o consumidor a mudanças de alguns costumes. “Em 2008 quando entrei na Polícia Civil tentei mudar alguns hábitos, como o horário de funcionamento de bares e casas noturnas, mas fui voto vencido. Hoje as preocupações são outras, mas continuam envolvendo a mudanças de hábitos, como por exemplo os jovens que utilizam os celulares no bolso de trás”, disse ele.

Segundo o delegado, essa prática transforma essas pessoas vítimas fáceis dos bandidos que tornaram essa uma modalidade importante de categoria de delitos, explodindo as estatísticas de furtos e roubos de celulares. “Não custa nada você utilizar o aparelho celular no bolso da frente, ou então dentro do cos da calça, para coce proteger uma coisa que é do seu interesse e que custa caro, um péssimo hábito que acaba facilitando a vida do bandido e a gente não deve facilitar a vida dele, ao contrário, a gente deve dificultar a vida do bandido”, diz o policial.

 

Novos golpes

O uso da tecnologia também tem feito surgir novas modalidades de golpes, como as falsas vaquinhas eletrônicas e campanhas solidárias. “A clonagem do WhatsApp está na ordem do dia agora, então a orientação é denunciar para a administradora do serviço, e talvez até mudar de número. Pois não é razoável receber uma mensagem de um suposto amigo pedindo certa quantia emprestada, seja por motivo de doença ou até de que você ganhou alguma coisa, mas para receber o prêmio tem que depositar algum valor, então tem que desconfiar”, pondera.

Ericlaudio também alertou para um velho golpe hoje repaginado, que é o anúncio de bens a serem recebidos da Receita Federal, um tipo de fraude feita principalmente por telefonemas de dentro das cadeias dos estados do Ceará e do Paraná.

Também houve um aumento impressionante de golpes pela plataforma OLX, onde as pessoas postam que querem vender alguma coisa, só que o produto não existe e os incautos depositam o dinheiro na conta da pessoa sem sequer ter visto a mercadoria, ou seja, uma venda no escuro. “Muitas vezes a conta bancária nem é do malandro, mas de uma pessoa humilde, ou se um laranja muitas vezes, mas o fato é que você já perdeu o seu dinheiro”, diz o delegado, que alerta também para os cuidados para quem usa a mesma plataforma para vender um bem seu.

 

Golpe do amor

O representante da Polícia Civil também fez a apresentação de outra modalidade de golpe, já apelidada como “golpe do amor”, onde o bandido cria um perfil falso de rede social, geralmente de um homem de meia idade, com boa aparência, começam a se corresponder com moças com perfil “casadouras” como se dizia antigamente, se apresentando das formas mais atraentes, como comandante de navio no Dubai. “Prometem casamento inclusive, mandam fotos de supostas alianças compradas e até dinheiro para a compra da futura casa, R$ 300 mil em um dos casos, mas inventam uma dificuldade qualquer com a transportadora e que era preciso recolher o valor de R$ 9 mil pela quantia não declarada, pedindo então para a pessoa depositar na conta da transportadora, golpe claro”, finalizou o policial.


Deixe seu comentário


Publicidade