Polícia

Draco prende narcotraficantes que roubaram aeronave no Amapá

Operação ‘Estol’ foi deflagrada sexta-feira (03) para dar cumprimento a nove mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão no Amapá, Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

A Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Amapá, deflagrou na manhã de sexta-feira (03) a operação ‘Estol’, para dar cumprimento a nove mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão. Além do Amapá, a operação ocorreu de forma simultânea nos estados de Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o delegado Estéfano Santos, a operação decorre da investigação de uma organização criminosa chefiada por narcotraficantes responsáveis pelo roubo de uma aeronave, em março deste ano, no município de Laranjal do Jari, região sul do Amapá.

“O líder dessa organização criminosa chefiava as ações de uma chácara luxuosa localizada no interior do município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, onde ele também foi preso durante o cumprimento dos mandados nesta sexta-feira. Descobrimos que o roubo dessa aeronave, em Laranjal do Jari, ocorreu depois que outro avião dos criminosos foi apreendido com um carregamento de drogas no Paraguai. Para não cortar o fluxo de envio, eles decidiram roubar o transporte aéreo. Descobrimos também que o plano era matar o piloto, mas essa ação não foi concretizada por intervenção de uma terceira pessoa”, disse o delegado.

A quadrilha havia alugado o monomotor para voo de Laranjal do Jari até uma região de garimpo no Pará, onde ocorreu o sequestro. O avião foi encontrado no dia 28 de março na cidade de Sinop, em Mato Grosso. Durante a operação Estol foram apreendidos veículos, dinheiro, documentos e aparelhos eletrônicos. Além disso, contas bancárias utilizadas pelos criminosos foram bloqueadas.

Ao todo, 6 mandados de prisões foram cumpridos, sendo três no Iapen, em Macapá; 1 em Ponta Porã e 1 em Campo Grande (MS), onde o líder da organização foi localizado, e outro em Laranjal do Jari.

Três criminosos estão foragidos, porém a Polícia Civil do Amapá continua realizando diligências para prendê-los. Entre os foragidos, há uma parente de Fahd Jamil Georges, o ‘Fuad’, considerado o chefão do crime na fronteira Brasil/Paraguai.

Imagens: Divulgação/PC


Deixe seu comentário


Publicidade